//

Se falou mais de 10 minutos hoje, provavelmente mentiu

Katie Tegtmeyer / Flickr

-

Uma pessoa que hoje tenha passado mais do que 10 minutos a conversar com alguém, provavelmente terá dito alguma mentira. E se essa pessoa estivesse a conversar com a sua mãe, a probabilidade de ter mentido aumenta drasticamente. 

Segundo uma conhecida anedota, é fácil perceber quando um advogado está a mentir: os seus lábios mexem.

A mentira faz parte da vida dos seres humanos. De acordo com uma infografia publicado pela equipa do Mashable, quando uma pessoa mente, três áreas distintas são estimuladas no cérebro.

O lóbulo frontal é responsável pela “supressão da verdade”, o sistema límbico activa a ansiedade que sentimos quando estamos a enganar alguém, enquanto que o lóbulo temporal tem a função de recuperar memórias e criar imagens mentais.

Veja aqui a infografia completa, que mostra cada area do corpo humano que é activada quando estamos a mentir.

Já agora, sabe mentir bem?

Um teste criado pelo canal In 59 Seconds no YouTube mostra em apenas cinco segundos se uma pessoa é uma terrível mentirosa ou apenas terrível a mentir.

O teste é muito simples. Basta desenhar a letra maiúscula “Q” com o dedo indicador da sua mão dominante na testa. Tudo depende de como a letra é desenhada, sendo um indicador da sua habilidade para mentir.

 

Segundo o estudo do psicólogo R. Glen Hass, as pessoas que desenham o “Q” de uma forma que a letra possa ser lida por quem está de frente para ela, são mais cientes de como os outros o vêem. Essas pessoas tendem a ser extrovertidas e, assim, melhores a contar mentiras.

No entanto, as pessoas que desenham o “Q” na posição em que elas mesmas o leriam são menos propensas a saber como as outras pessoas as vêem, ou seja, mais introvertidos. Essas pessoas tendem a ser piores mentirosos.

Assim, antes de ir por aí contar mentiras ao seu chefe ou à sua cara metade, reserver cinco segundos do seu dia para fazer o teste.

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.