/

Fazer sauna pode reduzir risco de Alzheimer

1

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental descobriu que fazer sauna com frequência pode reduzir o risco de Alzheimer.

Os investigadores usaram dados de um estudo sobre fatores de risco para doenças cardíacas para chegar a essa conclusão. Mais de dois mil homens finlandeses foram acompanhados durante 20 anos.

No estudo, publicado no Oxford Journals, os participantes foram divididos em três grupos, de acordo com a frequência com que iam à sauna: uma vez por semana; duas ou três vezes semanais e de quatro a sete vezes.

De seguida, os cientistas analisaram quais dos dois mil participantes tinham desenvolvido algum tipo de demência, incluindo Alzheimer. A pesquisa foi abrangente, mas a amostra era bastante específica: só voluntários do sexo masculino, com idades entre 47 e 60 anos, que viviam na região leste da Finlândia.

Os resultados mostraram que, quanto mais banhos de sauna os finlandeses tomavam, menor o risco de desenvolver Alzheimer e outras doenças que afetam a memória.

Os homens que faziam sauna de quatro a sete vezes tinham um risco 65% menor de desenvolver Alzheimer e uma redução de 66% nas probabilidades de sofrer com outros tipos de demência, quando comparados aos finlandeses que só iam à sauna uma vez no mesmo período.

Para ter a certeza de que o benefício vinha desta prática, os cientistas filtraram outros fatores de risco à saúde, como diabetes, histórico cardíaco, peso e consumo de drogas. Mesmo assim, a relação entre a sauna e a prevenção do Alzheimer foi mantida.

O investigador que liderou o estudo, Jari Laukkanen, disse que pesquisas anteriores também mostram que a sauna ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, e os dois resultados podem estar ligados de uma forma que a sua equipa ainda não compreende.

Os estudos precisam agora de ser repetidos numa população mais diversificada, para garantir que a sauna é mesmo uma boa forma de proteger a memória e prevenir a demência.

ZAP // Ciberia

1 Comment

  1. Desde que a sauna seja seca ou se for húmida, com Ozonio. A sauna úmida com agua comum torna-se uma camara de gás pela contaminação do vapor de cloro e flúor, presentes na agua comum de torneira. Então a sauna só será benéfica se for com Ozonio!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.