Novo satélite ViviSat vai consertar outros satélites no espaço

NASA's Goddard Space Flight Center

-

A Orbital ATK está a fechar um contrato para viabilizar a construção de um veículo capaz de fornecer combustível e consertar satélites no Espaço.

Em breve vai ser possível fazer reparações em satélites antigos e mantê-los em órbita sem ser necessário trazê-los de volta à Terra, conta o The Guardian.

Graças à Orbital ATK, empresa que trabalha com lançamentos espaciais nos Estados Unidos, dentro de algum tempo vai ser possível enviar para o Espaço um veículo que faça esse trabalho sozinho.

A empresa estará a fechar um contrato para viabilizar a sua construção e a previsão é que o anúncio oficial desta novidade seja feito daqui a seis a oito semanas.

Para já, Tom Wilson, vice-presidente de estratégia e desenvolvimento de negócios da companhia, revelou que a empresa está a investir dezenas de milhões de dólares neste projeto.

Orbital ATK / ViviSat

-

Segundo o responsável, cerca de 70 dos 380 satélites que ainda estão em órbita precisam de manutenção para continuarem a funcionar. A ideia é que o ViviSat MEV (Mission Extension Vehicle) seja capaz de fornecer combustível e consertar esses mesmos satélites a partir do Espaço.

A empresa está a planear lançar este veículo já em 2018 e depois, no ano seguinte, fazer com que este esteja capaz de começar a fazer o seu primeiro trabalho de reparação.

Concretizados estes primeiros passos, a Orbital ATK pretende ter dez destes veículos a circularem no Espaço, o número necessário para fornecer combustível aos satélites em órbita, reposicioná-los para que continuem ativos ou mudá-los para outras localizações.

Cada um destes ViviSat MEV terá uma vida útil de 15 a 20 anos, com a capacidade para reparar outros satélites entre 10 a 15 vezes, explica Wilson. “É o início de um mercado completamente novo”, afirmou.

ZAP / Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.