/

Sara Moreira conquista ouro na meia-maratona. Jéssica Augusto arrecada bronze

1

COP

Sara Moreira

Sara Moreira

A atleta portuguesa Sara Moreira conquistou este domingo a medalha de ouro na prova da meia-maratona dos europeus de atletismo de Amesterdão. Jéssica Augusto conquistou a medalha de bronze.

Na estreia da meia-maratona em Europeus, Sara Moreira completou o percurso em 1:10.19 horas, tendo sido secundada pela italiana Veronica Inglese, segunda a 16 segundos.

A atleta lusa venceu a corrida de estreia da distância em europeus isolada, mas cumpriu uma primeira parte de prova cautelosa, apenas se juntando às duas primeiras, na altura a turca Sultan Haydar e a italiana Veronica Inglese, perto da meia-hora.

Pouco depois, a atleta portuguesa passou a liderar, o que levou a turca a ceder, e, ainda antes do 15.º quilómetro, Sara Moreira isolou-se e foi aumentando a sua vantagem até à meta, que cortou em 1:10.19 horas, com 16 segundos de vantagem sobre Veronica Inglese.

Jéssica Augusto, que aos 10 quilómetros de prova seguia na quarta posição, acabou por ultrapassar a turca Haydar e terminou, bem isolada, na terceira posição, com 1:10.55, ficando com a medalha de bronze ao fechar o pódio com mais 36 segundos do que a sua compatriota.

Na Taça da Europa, realizada conjuntamente, Portugal ganhou coletivamente, contando ainda com Dulce Félix, que terminou no 12.º posto.

A meia-maratona tem um estatuto especial, já que admite mais do que os habituais três atletas por país – podem participar seis – e integra a Taça da Europa, competição de natureza coletiva, para a qual contam os três melhores atletas de cada país.

Portugal tinha nesta competição uma boa possibilidade de juntar uma medalha extra Europeu, já que conta na sua seleção feminina atletas de elite como Sara Moreira, Dulce Félix – que esta semana ficou com a prata na corrida dos 10.000 metros – e Jéssica Augusto. Vanessa Fernandes e Marisa Barros completam a equipa, ainda a muito bom nível.

Na estreia da Taça da Europa da distância, para a qual contam os registos das três melhores de cada país, Ana Dulce Félix fechou a equipa lusa no 12º posto, dando o triunfo coletivo a Portugal.

ZAP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.