/

Santo Sudário em exposição pública em Turim

bostoncatholic / Flickr

O Santo Sudário em exposição no Museu de Turin

Foi este domingo inaugurada, com uma missa, a exposição do Santo Sudário, a mortalha que terá envolvido o corpo de Jesus Cristo, que está agora exposto ao público em Turim.

O Sudário de Turim, ou Santo Sudário, é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação.

Segundo a crença católica, a peça é um registo da imagem de Jesus Cristo após a sua morte.

A origem da peça tem sido objeto de grande polémica, e a sua autenticidade é alvo de uma acesa disputa científica há várias décadas.

“No que respeita ao campo cientifico, em que não existe um consenso, a Igreja não tem nada contra a continuação das investigações. O mais importante para os peregrinos e para a Igreja é que quando estejam perante o Santo Sudário, as pessoas sintam no coração o que Jesus fez”, disse Cesare Nosiglia, arcebispo de Turim, citado pela Euronews.

Dianelos Georgoudis / Wikimedia

Imagens do Sudário de Turim contrastada com filtros positivo / negativo e funções matemáticas

Imagens do Sudário contrastadas com filtros positivo / negativo e funções matemáticas

O sudário foi descoberto em meados do século XIV na igreja de Nossa Senhora, perto de Troyes, em França. Está guardado na Catedral de Turim, em Itália, desde o século XIV.

A Santa Sé nunca se pronunciou sobre a autenticidade da relíquia.

A peça raramente é exibida em público. A última exposição foi em 2010, ano em que atraiu cerca de 2 milhões de visitantes.

O Santo Sudário poderá ser visitado durante 67 dias, um mês e meio a mais do que a última exposição.

O Papa Francisco irá a Turim nos dias 20 e 21 de junho.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.