/

Salgado deu ordem por escrito para esconder passivo

5

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo deram por escrito a ordem para esconder passivo da Espírito Santo Internacional (ESI), depois do técnico suíço que elaborava as contas ter recusado prosseguir com a falsificação.

O Jornal de Negócios avança que os documentos enviados por Salgado à filial na Suíça estão entre as provas que levaram o Banco de Portugal a avançar com acusação no caso do colapso do Banco Espírito Santo.

O técnico suíço que elaborava as contas recusou-se a ocultar passivo da ESI sem indicações escritas nesse sentido.

De acordo com o Negócios, as ordens terão sido dadas a partir de 2012, quando Pierre Butty, um dos gestores da filial suíça do GES, se terá rejeitado a continuar a alterar as contas, escondendo as perdas e a sobrevalorizando os ativos da holding do grupo Espírito Santo.

Isto terá obrigado Salgado a enviar um documento escrito, assinado pelo líder do BES e pelo também ex-diretor José Manuel Espírito Santo, a ordenar a falsificação das contas, que prosseguiu até 2013, escreve o jornal

O Banco de Portugal acusa os gestores de atos dolosos de gestão ruinosa por estarem a par da falsificação das contas e terem decidido vender papel comercial da ESI a clientes do BES.

O processo de contraordenação do Banco de Portugal acusa 15 dos antigos administradores das várias empresas do Grupo Espírito Santo, por várias fraudes que levaram ao colapso do império Espírito Santo.

ZAP

5 Comments

  1. E só agora depois de acabar as audiências é que se sabe, portugal no seu melhor começando pela comunicação social que só sabe quando quer

    • Ah?!
      Só agora?! Mas, se tu já sabias disto, podias ter dito antes…
      Depois de “acabar”?! Agora é que vai começar!!..
      E, se encontram essa ordem escrita, já é muito bom…
      Se já lhes penhoram os bens, estão a trabalhar bem; continuem!…

  2. Houve há dias uma reunião do BCE na outrora vila da realeza – Sintra – devia ser para marcar a ida deste senhor para acompanhar ou substituir o Constâncio se entretanto não for recrutado para o FMI… estes são bons para esses lugares

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.