Sabem a bacon, mas são algas

DR Stephen Ward / Oregon State University

O professor Chris Langdon, da Universidade do Estado de Oregon, mostra a alga que sabe a bacon

O professor Chris Langdon, da Universidade do Estado de Oregon, mostra a alga que sabe a bacon

Uma equipa de investigadores norte-americana conseguiu desenvolver uma alga que sabe a bacon e que, além disso, é rica em proteínas, minerais e vitaminas A e C.

Esta alga foi criada na Universidade do Estado de Oregon, nos EUA, a partir da chamada espécie “dulse“, uma variedade de algas vermelhas que é comida pelos humanos há milénios.

A equipa científica estava, originalmente, a tentar desenvolver a alga para alimentar uma espécie de moluscos da Califórnia.

“O objectivo original era criar uma super-comida para o haliote, porque o haliote de alta qualidade é valorizado, especialmente na Ásia”, explica o professor Chris Langdon em declarações à NBC News.

Acabaram por criar uma nova variedade de algas, um pouco por acidente, que conseguem cultivar de forma confiável, sem se alterarem as propriedades desejadas, particularmente aquele sabor “chamuscado” do bacon.

Quando se frita, o que já fiz, sabe a bacon, não a algas. E é um sabor a bacon bastante forte“, garante Chris Langdon na citada estação.

“Penso que o público está pronto para ter algo que sabe bem e é bom para a saúde”, diz ainda o professor.

Como “não tem havido muito interesse em usá-la na sua forma fresca”, conforme nota outro dos envolvidos na pesquisa, o professor da área de negócios Chuck Toombs, a equipa de investigação “está a tentar desenvolver produtos a partir desta alga especial”

“Sob as condições adequadas, cresce cinco vezes mais depressa do que qualquer outra coisa”, acrescenta Toombs.

“Já temos cerca de cinco produtos que pensamos que vão ser bons produtos comerciais”, nota o investigador.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.