/

Russos querem vestir “David” de Miguel Ângelo

3

Foi lançada na Rússia uma petição para tapar os órgãos genitais da réplica de David, colocada à entrada de uma igreja para promover uma exposição dedicada ao artista renascentista.

Uma réplica de David, uma das esculturas mais famosas da história, foi colocada à entrada da Igreja Luterana Evangélica de Santa Ana, em São Petersburgo, na Rússia.

A ideia era promover a exposição “Miguel Ângelo. Criação do Mundo” mas, como conta o El País, nem todos os habitantes ficaram muito agradados com esta visita.

A começar por uma local que criou uma campanha contra a presença da escultura, por considerar que esta é indecorosa e inapropriada para as crianças que vivem na cidade.

A mulher enviou uma carta à associação de defesa dos direitos das crianças de São Petersburgo, questionando como tinha sido possível “colocar este tipo, sem calças, no centro da cidade, perto de uma escola e de uma igreja”.

Na opinião de Ina, a escultura de David é “um gigante que estraga a visão histórica da cidade e paralisa as almas das crianças”.

Apesar do diretor da escola que quer proteger já ter assegurado que os estudantes têm cultura suficiente para não se escandalizarem com os genitais da escultura, a russa comprometeu-se a alertar as autoridades locais para retirar David daquele local.

No entanto, a resposta à polémica veio da própria organização da exposição, que decidiu reagir com bom humor à questão levantada pela habitante russa.

Em declarações ao jornal espanhol, a porta-voz Alina Luts explicou que pediram ajuda aos órgãos de comunicação e às redes sociais para pedir a opinião do público.

“Deve David esconder a sua anatomia ou pode ficar como veio ao mundo?”, questionou então a organização.

Segundo o El País, as respostas começaram a chegar de imediato e de todas as formas: através de cartas, correio eletrónico e chamadas telefónicas.

A organização diz que chegou mesmo a receber sugestões como, por exemplo, vestir o ‘pobre coitado’ David como uma personagem do Star Wars.

“95% das respostas pedem para que não o vistamos”, afirma Luts, “por isso, duvido muito que tenhamos mesmo que o tapar”.

A iniciativa vai recolher votos até 15 de agosto e vai anunciar a sua decisão final no dia 23 do mesmo mês.

ZAP

3 Comments

  1. Tendo em conta o teor da notícia, parece mais adequado o título «Russos NÃO querem vestir “David” de Miguel Ângelo – mas há uma que quer»

    • Caro José Milház,
      Obrigado pelo seu reparo.
      É uma perspectiva interessante, a sua, que podemos debater no contexto do uso ou não de “Os” antes de “Russos”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.