/

Rússia vai construir réplica do parlamento alemão para treinar uma invasão

juvabe / Flickr

O Reichstag, sede do Parlamento alemão

O Reichstag, sede do Parlamento alemão

A Rússia vai construir uma réplica do Reichstag, a sede do Parlamento alemão e, para os russos, símbolo da vitória soviética sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial, para que os jovens do movimento militar e social Yunarmia pratiquem exercícios de invasão.

A notícia foi dada esta quarta-feira ao parlamento russo por Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia.

Segundo adiantou Shoigu, o modelo do edifício neo-renascentista de Berlim vai ser construído no parque Patriot de Kubinka, a oeste de Moscovo, para servir como local de exibição e “para que os yunoarmeitsi possam praticar a tomada do edifício”.

O parque Patriot, que vai ser inaugurado ainda este ano, terá também réplicas de campos militares soviéticos e bases de guerrilha florestal.

Além da batalha de Berlim de 1945, o parque vai acolher encenações de batalhas famosas dos períodos czarista e soviético, assim como exposições de arsenais bélicos em que os visitantes poderão testar armas diversas – tais como lançadores de granadas.

Quando foi anunciado, em 2015, o parque Patriot foi descrito pelo presidente russo Vladimir Putin como uma “Disneylândia militar”.

A milícia Yunarmia é uma organização criada por Sergei Shoigu com o objetivo de incentivar o patriotismo e o serviço militar entre os estudantes russos. O grupo conta atualmente com mais de 42.000 membros.

A Batalha de Berlim é um dos momentos mais icónicos da Segunda Guerra Mundial. A entrada das tropas soviéticas na capital alemã anunciou o fim da guerra na Europa, e a imagem da bandeira vermelha da foice e do martelo sobre o emblemático edifício alemão tornou-se um dos símbolos mais reconhecidos da vitória dos Aliados sobre os nazis.

alpha.wallhaven.cc

"Içando uma bandeira sobre o Reichstag", por Yevgeny Khaldei, Berlim, 2 de Maio de 1945 (reconstituição)

“Içando uma bandeira sobre o Reichstag”, por Yevgeny Khaldei, Berlim, 2 de Maio de 1945 (reconstituição)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.