Rússia desmantela grupo criminoso liderado por governador regional

Alexei Nikolsky / EPA / RIA NOVOSTI / KREMLIN

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

A comissão federal de investigação russa anunciou este sábado o desmantelamento de um “grupo criminoso” dirigido pelo governador da República de Komi, no noroeste da Rússia.

Os serviços de segurança russos (FSB) e a comissão federal de investigação, o equivalente russo do norte-americano FBI, “puseram fim à atividade de um grupo criminoso dirigido pelo chefe da República de Komi, Viatcheslav Gaizer”, revelou o porta-voz da comissão, Vladimir Markine, num comunicado.

“O objetivo deste grupo era apropriar-se, por meios ilegais, de bens pertencentes ao Estado”, acrescentou, referindo que foi aberto um processo por “fraude” e “associação criminosa” contra 19 pessoas, entre os quais Gaizer e alguns dos seus adjuntos, por factos ocorridos entre 2006 e 2015.

A Comissão de Investigação sublinhou o “caráter inter-regional e internacional” da organização desmantelada, que estava “estruturada hierarquicamente” e tinha “ligações estreitas com membros da comunidade criminosa“.

“Há ainda investigações a decorrer para prender todas as pessoas implicadas nestes crimes”, adiantou Markine.

As investigações policiais contra altos responsáveis são muito raras na Rússia, onde a corrupção se estende a todos os serviços do Estado, nomeadamente as forças da ordem.

Em março, o governador da região de Sakhalin, no extremo oriente russo, foi preso por “corrupção em larga escala”, encontrando-se detido desde essa altura numa prisão de Moscovo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.