/

Rússia considera “extremamente perigosa” aproximação da Polónia à NATO

1

Mark Nesbit RLC / Wikimedia

Divisão de blindados britânicos em exercício da NATO na Polónia

Divisão de blindados britânicos em exercício da NATO na Polónia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo definiu esta quinta-feira como uma provocação “extremamente perigosa” a intenção da Polónia em anular o Ato fundador sobre as relações entre a NATO e a Rússia, para instalar bases da Aliança no seu território.

Varsóvia reagiu de imediato, ao afirmar que as declarações do seu chefe da diplomacia foram mal interpretadas.

“Consideramos essas declarações extremamente provocadoras e perigosas”, declarou Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citada pelas agências noticiosas russas.

De acordo com Zakharova, esse desejo, expresso na quarta-feira pelo novo chefe da diplomacia polaca, Witold Waszczykowski, “insere-se na doutrinação da população ocidental na aproximação da próxima cimeira da NATO”, prevista para julho de 2016 em Varsóvia.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco reagiu na noite de hoje, ao afirmar que Waszczykowski foi mal interpretado em Moscovo.

O ministro não evocava o Ato fundador NATO-Rússia adotado em 1997, mas uma declaração política da NATO sobre o não-estacionamento de grandes unidades militares na Europa central. As conclusões da porta-voz russa são, por conseguinte, sem fundamento”, afirmou o ministério em comunicado.

No entanto, não precisou a que declaração se referia o ministro polaco quando respondeu “sim” à pergunta se “iria pedir a anulação do acordo NATO-Rússia de 1997.

O ministério polaco não adiantou mais pormenores sobre esta polémica.

/Lusa

1 Comment

  1. E a Rússia não achará extremamente perigoso estar de novo a ocupar países que já estiveram sob o seu domínio ditatorial e voltar a aproximar-se militarmente do ocidente, será que a Polónia não possa ser a próxima vítima?.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.