/

Rússia confirma retirada de forças da fronteira da Ucrânia

1

Vitaliy Ragulin / wikimedia

Tanque T-90 do exército russo

Tanque T-90 do exército russo

A Rússia anunciou esta segunda-feira a retirada de forças militares destacadas na fronteira com a Ucrânia, dias depois de Washington ter pedido ao presidente russo, Vladimir Putin, para retirar as tropas e aliviar a tensão na área.

O Ministério da Defesa russo informou que o 15º batalhão abandonou hoje o polígono (terreno destinado ao exercício de tiro e manobras da artilharia) de Kadamovski, na região de Rostov del Don, na fronteira com a Ucrânia, e dirigiu-se para a base de destacamento regular em Samara, localizada a mais de 1 mil quilómetros da fronteira.

O ministério precisou que o batalhão fez durante as últimas semanas em Rostov vários exercícios, incluindo exercícios de tiro, explorações e outras táticas militares.

Algumas horas antes deste anúncio, o Ministério da Defesa ucraniano informou que tinha indicações de que as forças russas estavam a sair gradualmente da zona fronteiriça com a Ucrânia, sem especificar, no entanto, o número de militares envolvidos na possível retirada.

“Nos últimos dias, as forças russas estão a retirar-se gradualmente da zona da fronteira”, afirmou o porta-voz do ministério ucraniano, Oleksiy Dmytrashkivskiy.

Outra fonte ucraniana indicou hoje que cerca de 10 mil soldados russos ainda permaneciam perto da fronteira.

Segundo os serviços secretos norte-americanos, Moscovo tinha mobilizado para as regiões russas de Rostov no Don, Kursk e Bélgorod, que fazem fronteira com a Ucrânia, mais de 30 mil soldados, mas também blindados e meios aéreos.

Dados divulgados pelas autoridades de Kiev davam conta de que quase 100 mil soldados russos, equipados com blindados, lança-mísseis, aviões e helicópteros, estavam na semana passada na fronteira com a Ucrânia à espera de ordens de Vladimir Putin.

Estas informações aumentaram os receios ucranianos sobre uma possível invasão das regiões orientais russófonas do país, depois do processo de anexação da República Autónoma da Crimeia.

Na sexta-feira passada, durante uma conversa telefónica com Putin, o presidente norte-americano, Barack Obama, exortou o líder russo a retirar as tropas destacadas ao longo da fronteira com a Ucrânia.

No dia seguinte, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, negou que Moscovo tivesse planos para invadir o território ucraniano.

/Lusa

1 Comment

  1. Gosto muito deste Presidente . Mr. Vladimir Putin, de politica Internacional pouco entendo . Quando foi da Invasão da Ukrania, pedi a Mr. Putin, não fizesse mal a crianças e mulheres penso que ele e suas tropas , respeitaram. Apesar de ser muito
    dificil em guerra não haver danos colaterais. Gosto deste Presidente como de outros apenas por amizade e Direitos Humanos que eu defendo . Um Abraço para todos e acabem com as guerras . Paz e Amor.
    Pedro Malheiros

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.