/

Rússia chama peritos estrangeiros para abrir a caixa negra do avião abatido na Turquia

2

O presidente Vladimir Putin revelou esta terça-feira que a Rússia encontrou a caixa negra do caça-bombardeiro russo abatido pela Turquia sobre a fronteira síria, e que analisará os dados com a ajuda de especialistas estrangeiros.

A Rússia recuperou uma das caixas-negras do bombardeiro SU-24 abatido pela Turquia na fronteira síria em novembro e vai abri-la apenas na presença de especialistas estrangeiros, declarou o Presidente russo, Vladimir Putin.

“Peço que a caixa negra não seja aberta neste momento”, disse o presidente Putin ao ministro da Defesa, Sergei Shoigu, numa reunião, informaram as agências russas.

“Abram-na apenas com a ajuda de especialistas estrangeiros, para examinar tudo com muito cuidado”, acrescentou Putin.

No dia 24 de novembro, a aviação turca abateu um caça-bombardeiro russo Su-24, despoletando uma grave crise diplomática entre os dois países.

“O avião Su-24 russo foi abatido porque violou o espaço aéreo turco, apesar dos avisos”, disse na altura a presidência turca, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

Moscovo, no entanto, nega a violação de espaço aéreo. O ministério da Defesa russo mantém que o caça Suhkoi se manteve “sempre e exclusivamente em espaço aéreo sírio”, o qual nunca deixou, e que “este é um incidente diplomático muito sério“.

“Esta perda foi uma facada nas costas que nos foi dada por cúmplices de terroristas”, disse Putin no prório dia do incidente.

“Não posso descrevê-lo de outra forma”, acrecentou Putin.

A “caixa-negra”, que na realidade é laranja para facilitar a sua recuperação, é um aparelho que regista dados de navegação das aeronaves comerciais e militares, e mantém um registo áudio das conversas dos pilotos.

ZAP

2 Comments

    • Admirado porquê? Pelo Putin se estar a revelar uma pessoa diferente do que pintam os media?!
      Eu não me admiro nada. Cada vez mais gosto do Putin.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.