Rumo ao Norte: conheça Riga e Umea, as Capitais da Cultura 2014

RIGA 2014 / Umea 2014

Riga e Umea, Capitais Europeias da Cultura 2014

Riga e Umea, Capitais Europeias da Cultura 2014

Riga, na Letónia, e Umea, na Suécia, são as novas Capitais Europeias da Cultura de 2014, que este ano se concentram no Norte da Europa.

Desde 1985, a iniciativa já designou cerca de meia centena de cidades europeias como Capitais Europeias Cultura, incluindo Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012). O objetivo? Promover a identidade europeia e destacar a diversidade e a riqueza cultural da União Europeia.

Riga, onde o novo e o antigo se encontram

 

Rīga é a capital da Letónia e a maior cidade dos Estados bálticos. Os 800 anos de História deixaram marcas na arquitetura da cidade.

“Riga é uma cidade onde Arte Nova e a arquitetura moderna se misturam, onde o trabalho de artistas contemporâneos convive lado a lado com obras-primas de grandes artistas do passado. O centro histórico com a sua arquitetura Arte Nova foi classificado como Património Mundial da UNESCO”, destacou Inese Vaidere, atual eurodeputada letã do grupo Partido Popular Europeu e ex-vice-presidente da câmara de Riga.

Em 2014, Riga estará ainda no centro do mundo da música coral ao receber a maior competição mundial deste tipo de música.

Trocas culturais em Umea

 

Umeå é a primeira cidade sueca a ser designada como Capital Europeia da Cultura desde Estocolmo, em 1995. Localizada mais de 600 quilómetros a norte da capital, Umea encontra-se na vanguarda da investigação sueca. Enquanto Capital Europeia da Cultura, o seu objetivo é dar a conhecer o norte da suécia e aumentar as trocas culturais com o resto da Europa.

No início dos anos 70, Göran Färm, atual eurodeputado sueco do grupo Socialistas & Democratas, era um jovem jornalista que acabava de encontrar o seu primeiro emprego no jornal local da cidade. Inicialmente preocupado com o facto de se “encontrar longe da civilização”, rapidamente se apercebeu que havia muito para ver, experienciar e escrever nesta jovem e vibrante cidade.

“Desde então regressei várias vezes, especialmente à universidade, ao parque científico Uminova e, mais recentemente, ao seu campus de arte com programas e atividades únicas no campo cultural”, afirmou.

ZAP / PE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.