/

Rio prepara terreno para ocupar lugar de Passos

4

PSD / Flickr

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

O antigo presidente da Câmara do Porto acredita que a melhor solução para o PSD é tirar Passos Coelho de cena, não só por causa das próximas eleições mas também para chegar a um entendimento com os socialistas.

Embora não esteja nos seus planos assaltar o lugar de Passos Coelho na liderança do PSD, parece, no entanto, que Rui Rio pode estar já a preparar terreno.

Depois de ultrapassado o facto de ter sido barrado pelos dragões para a conferência da SIC Notícias, o ex-autarca afirmou que o antigo primeiro-ministro vai ter dificuldades em ganhar as próximas eleições.

“É evidente que Passos Coelho vai ter dificuldades em ganhar a próxima eleição. Se for ele o líder do PSD, vai ter uma dificuldade muito maior do que teve há 4 ou 5 anos, porque era uma novidade”, afirmou, em declarações ao Diário de Notícias.

“Quando alguém vai para eleições já tendo estado no poder, não consegue com facilidade a janela de esperança”, sublinhou ainda.

Relativamente a um possível entendimento com o PS, o ex-presidente da Câmara do Porto também vê a presença de Passos como um grande entrave.

Rio considera que “é mais fácil um entendimento do que se forem essas duas pessoas [Passos e Costa]. Ou pelo menos um dos dois. Porque se guerrearam e foram adversários”.

Da mesma opinião partilha Rui Nunes, uma das pessoas que defendeu uma candidatura de Rio ao PSD, visto que está na hora não só do PSD “se redefinir e reinventar ideologicamente” como deixar o “projeto político com o CDS”.

Para aquele que foi um dos responsáveis pelo fórum “Uma Agenda para Portugal”, não existe “dúvida nenhuma” de que o Rio é a figura “mais bem posicionada” para conseguir essa mudança no partido.

Ainda não é o momento certo

Por outro lado, há quem considere que este não é, pelo menos para já, a altura certa para Rio voltar a entrar em cena.

Um desses casos é um dirigente do PSD, também ouvido pelo DN, que considera que estas declarações do ex-autarca apenas aconteceram para se manter “à tona”.

“Rio não vai desafiar Passos. Sabe que se o fizesse, perdia e perdia bem“, destaca.

Apesar de assumir uma postura mais contida, também uma outra fonte próxima de Rio considera que este “não vai já a jogo”.

“Além do risco de desafiar Passos, o que ganhava em estar dois ou três anos na oposição? Até acredito que vá ao partido, mas é se Passos começar a cair muito”, diz ao mesmo jornal.

As diretas foram aprovadas no início deste mês, no último Conselho Nacional do partido, e estão marcadas para 5 de março do próximo ano.

ZAP

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.