/

Rover Curiosity descobre estranho meteorito metálico em Marte

NASA/JPL-Caltech/LANL/ASU

O Rover Curiosity, que pertence à missão Mars Science Laboratory da NASA, encontrou um meteorito metálico com uma forma estranha no Monte Sharp, na superfície de Marte.

Devido à sua proximidade com o Cinturão de Asteroides, Marte tem uma grande probabilidade de ser atingido por objetos ejetados pela gravidade de Júpiter.

Em 2005, o Rover Oportunity da NASA encontrou um meteorito de ferro e níquel do tamanho de uma bola de basquete, apelidado de Heat Shield Rock.

Já em 2014, o Curiosity descobriu o meteorito conhecido como “Líbano”, composto principalmente por ferro e com 2 metros de largura – o maior meteorito a ser encontrado em Marte.

Apesar de não ser a primeira vez que as sondas espaciais encontram meteoritos no Planeta Vermelho, este atraiu atenção pela sua forma redonda com uma superfície lisa e ranhuras profundas.

Segundo os cientistas da Universidade do Estado do Arizona, o meteorito batizado de Egg Rock tem quatro centímetro de diâmetro e é composto de ferro e níquel.

Os cientistas revelam que os meteoritos caídos na superfície do planeta podem conservar a sua aparência original durante milhões de anos porque não se oxidam.

O Rover Curiosity, que tem seis rodas e pesa cerca de 900 quilos, iniciou sua viagem para Marte 2011, alcançando o Planeta Vermelho em agosto de 2012 nas proximidade da cratera de Gale.

Ainda não há um prazo exato para a conclusão da missão do Curiosity, que já atingiu o seu objetivo principal – determinar se o planeta já teve condições ambientais favoráveis à vida microbiana.

Até hoje, o rover descobriu que a área de Murray Buttes, no Monte Sharp, tem bastante lama seca que terá sido formada a partir de lama acumulada no fundo de lagos antigos, com todos os ingredientes químicos necessários para suportar vida.

BZR, ZAP / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.