Robot viaja à boleia de uma ponta à outra do Canadá

Um robot feito de um frigorífico de cerveja e material de sucata acaba de completar a travessia de costa a costa do Canadá – à boleia.

A jornada de 6.000 km do HitchBot, documentada pelo próprio robot nas redes sociais, foi uma experiência de duas universidades canadianas, Ryerson e McMaster.

O robot dependeu da boa vontade dos condutores, que o apanhavam à beira da estrada e o deixavam mais próximo do destino final.

Ao longo da viagem, a máquina “trocava ideias” com as pessoas, e, através de seus equipamentos de GPS e 3G, traçava uma espécie de diário nas redes sociais.

“Este projecto pergunta: os robots podem confiar em seres humanos?”, afirmou à BBC um dos pais do HitchBot, a investigadora Frauke Zeller, da Universidade Ryerson, de Toronto.

d.r. RPR

-

Cara de LED

O simpático robot, cujas expressões faciais são produzidas a partir de luzes LED, foi “abandonado” no acostamento de uma autoestrada em Halifax, na costa oeste do Canadá, em 27 de julho.

De acordo com um outro dos pais do projecto, David Smith, da Universidade McMaster, de Hamilton, foram necessários apenas dois minutos para que a primeira boleia fosse oferecida ao HitchBot.

Nas três semanas seguintes, o robot foi levado a um casamento, com direito a fotos na pista de dança, atraiu mais de 40 mil seguidores no Twitter e obteve quase 45 mil likes no Facebook.

Uma das fotos mais recentes do robot foi tirana num barco, em direcção à cidade de Victoria.

Durante as boleias, além de testar a interacção com humanos, o robot também aproveitava para, literalmente, recarregar as baterias – ligando-se ao isqueiro do carro.

O HitchBot dispõe de painéis solares para manter a energia necessária para as suas actividades, como tirar dezenas de selfies e postá-las no Instagram.

Os mentores do projeto estão agora a planear uma festa de boas-vindas para o robot, marcada para esta quinta-feira.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.