Robô resolveu Cubo de Rubik em menos de um segundo

Um robô criado por uma empresa alemã conseguiu resolver o Cubo de Rubik em pouco mais de meio segundo, o que constitui um novo recorde.

O Sub1 Reloaded, robô criado pela companhia tecnológica alemã Infineon, resolveu o complexo puzzle do Cubo de Rubik, alinhando todas as cores, em pouco mais de meio segundo – exactamente 0.637 segundos.

É “10 vezes mais rápido do que o humano que detém o recorde” de resolução do Cubo de Rubik, revela a empresa num comunicado citado pelo Live Science.

O robô também conseguiu melhorar o tempo obtido pela sua anterior versão, que tinha um processador diferente, e que conseguiu completar o desafio em 0.887 segundos.

O recorde foi exibido ao mundo durante uma feira de electrónica em Munique, nesta semana, numa manobra de marketing da Infineon que trata de salientar que “leva um tremendo poder computacional resolver um puzzle tão complexo com uma máquina“.

“No caso do Sub1 Reloaded, o poder para o controle motor foi fornecido por um micro-controlador da família Infineon’s AURIX™, semelhante ao usado nos sistemas de condução assistida“, esclarece a empresa na citada nota.

A companhia alemã também refere que “são possíveis mais de 43 quintilhões de combinações dos quadrados coloridos do Cubo de Rubik”, um número de cubos que cobriria a Terra totalmente “com 275 camadas”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.