Ricciardo vence GP da Bélgica de F1, Rosberg e Hamilton desentendem-se

Scott Kilbourne / Flickr

Daniel Ricciardo (Red Bull)

Daniel Ricciardo (Red Bull)

O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault) conseguiu neste domingo na Bélgica a sua terceira vitória no Mundial de Fórmula 1, num Grande Prémio marcado por um episódio entre os dois pilotos da Mercedes.

Depois de ser superado pelo companheiro de equipa na largada, Nico Rosberg tentou passar para a frente e acabou por tocar com o “aleron” no pneu traseiro esquerdo de Lewis Hamilton, que foi obrigado a ir às boxes e nunca mais conseguiu “colar-se” à frente.

Nico Rosberg acabou por terminar a prova na segunda posição — registando a 10.ª subida ao pódio em 11 provas — e consolidou a liderança do Mundial de pilotos, com 29 pontos de vantagem sobre Hamilton, que desistiu a quatro voltas do fim.

A atitude de Nico Rosberg – vaiado na cerimónia do pódio – já mereceu críticas de alguns responsáveis da Mercedes, tendo mesmo a marca germânica agendado uma reunião para o final da tarde.

Depois do toque em Hamilton, Rosberg foi obrigado a parar para substituição do “aleron”, deixando a luta pela liderança entregue a Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel e Valtteri Bottas.

O australiano, que saiu do quinto lugar da grelha fez uma corrida estratégica, gerindo bem o desgaste dos pneus, e assumiu o comando até final, depois de ultrapassar Vettel.

Com a vitória no circuito de Spa-Francorchamps, o australiano Daniel Ricciardo — que já tinha triunfado no Canadá e na Hungria — consolidou o terceiro lugar na classificação do Mundial de pilotos, a 35 pontos de Hamilton.

O finlandês Valtteri Bottas (Williams-Mercedes) terminou na terceira posição, conseguindo o quarto pódio em cinco corridas disputadas. O seu compatriota Kimi Raikkonen (Ferrari) conseguiu a melhor classificação de época, terminando na quarta posição, à frente do alemão Sebastian Vettel (Renault).

Nas duas últimas voltas ao circuito belga, Vettel, tetracampeão mundial, deixou para trás os dois McLaren, do dinamarquês Kevin Magnussen e do britânico Jenson Button.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 disputa-se a 07 de setembro no circuito italiano de Monza.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.