/

Reviravolta: Kuczynski vence Fujimori por 0,24% e é presidente do Peru

1

Martin Alipaz / EPA

O novo presidente do Perú, Pedro Pablo Kuczynski (esq)

Depois de 100% das urnas processadas, embora ainda falte contabilizar 0,22%, Pedro Pablo Kuczynski, da coligação Peruanos por el Kambio, foi eleito presidente do Peru, com 50,12% dos votos.

O novo presidente peruano venceu a favorita Keiko Fujimori, da coligação Fuerza Popular, que obteve 49,88% dos votos, e que em abril tinha vencido a primeira volta das eleições.

Filha do antigo ditador Alberto Fujimori, Keiko Fujimori tinha obtido primeira volta  39% dos votos, contra 24% de Kuczynski.

Fujimori, de 40 anos, candidata populista apoiada pelo partido de direita Força Popular, era vista como a grande favorita do escrutínio, apesar da opinião divida sobre o pai, que liderou o país durante 10 anos, antes de ser condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade e corrupção.

Alberto Fujimori governou o país com mão de ferro: mal foi eleito, dissolveu o Congresso, fechou o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal Constitucional e o Conselho da Magistratura, e aliou-se aos militares.

Foi a segunda vez que Keiko Fujimori se apresentou a eleições, depois de ter perdido para o actual presidente Ollanta Humala, em 2011.

Pedro Pablo Kuczynski, candidato de centro-direita, primeiro-ministro do Peru entre 2005 e 2006, partiu para a segunda volta com apenas 1/4 dos votos, mas conseguiu recolher o apoio do eleitorado de esquerda, que pretendia acima de tudo evitar a eleição da filha do ex-ditador.

Agência Andina / EPA

O novo presidente do Perú, Pedro Pablo Kuczynski (esq)

O novo presidente do Perú, Pedro Pablo Kuczynski

Segundo o último boletim da Onpe, Kuczynski registrou 8.580.474 de votos e Keiko, 8.539.036. A vitória do economista de 77 anos é conseguida com uma diferença de pouco mais de 41 mil votos.

Os resultados da votação foram divulgados por Mariana Cucho, chefe do órgão responsável pelo processo eleitoral no Peru, a Oficina Nacional de Processos Eleitorais, Onpe.

Os resultados foram divulgados quatro dias depois da realização da segunda volta das eleições, finalizada a contagem das urnas com os votos do estrangeiro, que se revelaram essenciais para clarificar o vencedor.

O sistema político do Peru, onde o voto é obrigatório, tem por base um regime presidencialista com um mandato de cinco anos renovável, mas não de modo consecutivo, e um parlamento de câmara única.

O processo eleitoral, que ocorreu no dia 5 de junho, teve o acompanhamento de missões de diversos organismos, como a Organização dos Estados Americanos, a União Europeia e a União das Nações Sulamericanas (Unasul).

Assim que soube do resultado, o presidente eleito agradeceu os votos que recebeu e convocou todos os peruanos a “trabalhar juntos pelo futuro do Peru”.

ZAP / ABr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.