/

Reveladas primeiras fotos do achado do San José, o maior tesouro da história

7

O governo da Colômbia tornou públicas as primeiras fotos do lendário galeão San José, que se afundou há mais de 3 séculos ao largo de Cartagena com o que é considerado o maior tesouro afundado da história.

“A descoberta dos destroços do San José é um dos maiores achados de património submerso na história da humanidade”, anunciou o presidente da Colômbia,  Juan Manuel Santos, durante uma conferência de imprensa em Cartagena.

“Na manhã da passada sexta-feira, dia da Virgem Milagrosa, o Instituto Colombiano de Antropologia e História, encontrou nas imediações da costa caribenha colombiana um achado arqueológico que corresponde ao navio almirante Galeão San José”, anunciou Juan Manuel Santos.

O presidente colombiano tinha anunciado este sábado terem sido localizados os restos do San José, o mítico barco que afundou perto da costa de Cartagena no século 18 quando transportava um grande tesouro em ouro, prata e esmeraldas para a Espanha.

O galeão San José, navio almirante da armada espanhola, afundou-se em 1708 ao largo de Cartagena, depois de um confronto com uma esquadra de piratas britânicos.

O lendário galeão, armado com 60 canhões, tinha zarpado de Cartagenaa 28 de maio de 1708, com destino a Espanha, e transportava uma enorme carga de ouro proveniente de Nova Granada, prata do Perú e pedras preciosas.

Acredita-se que a bordo se encontravam 11 milhões de moedas de ouro, além de outras riquezas. Em 1980, o Congresso da Colômbia avaliou a carga em cerca de 10 mil milhões de euros.

O tesouro afundado do San José foi o mais procurado do mundo durante décadas, e sua propriedade é agora disputada entre uma empresa que alega ter descoberto a sua localização e o governo da Colômbia.

Mas também o governo de Espanha reclama direitos de propriedade sobre o San José, alegando que o galeão fazia na realidade parte de uma frota militar espanhola.

ZAP

7 Comments

  1. Eu penso que o governo português se encontra-se um achado destes, fazia de tudo para o gastar mal gasto num ano. Como é possível sermos donos de metade do mundo e agora reduzidos a quase pó!!?!? Ao longo dos séculos, devemos ser o único país do mundo que foi uma potência mundial e agora estamos reduzidos a isto!!?!? Agora somos lixo Europeu…

    • Fala por ti!…
      Com lixo como tu é que, certamente, não vamos a lado nenhum!!
      Se não fosses um frustrado e ignorante, saberias que todos os grandes impérios caíram e são agora uma sombra do que foram!
      De qualquer modo, o Império Português, foi o primeiro e o mais longo império do mundo!!
      E, se não tivéssemos tantos fracos como tu, estaríamos bem melhor…

  2. Pedro. Não é “encontra-se” mas sim “encontrasse”. Apenas faço esta ressalva porque é uma confusão muito generalizada. Queira pf ver este apontamento de forma positiva.

  3. A Grécia que já foi o país mais influente e importante do mundo neste momento está como está!
    não adianta o que fomos se não nos adaptamos aos tempos modernos.
    porque não existe uma marca de carros portuguesa?
    quem diz carros diz outra coisa qualquer com relevância, e não rolhas ou vinho do porto, que até isso acaba por ser mais inglês que português

    • Mais um triste “distraído”!…
      Marca de carros portuguesa?!
      Hahahaa… vê-se logo que percebes muito do assunto!…
      Quantos países tem marcas de carros de capital nacional próprio (e viáveis)?
      Pois…
      .
      A rolhas são bem boas, até porque Portugal é o maior e o melhor produtor do mundo de cortiça!!
      .
      A maior empresa de cortiça do mundo é a Corticeira Amorim!!
      .
      Mas com gente como tu (triste, ignorante e parasita), é que Portugal vai fazer alguma coisa “com relevância”!…
      Ou não…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.