/

Revelada identidade do cúmplice de Abdeslam. Novo suspeito em fuga

saigneurdeguerre / Flickr

Bruxelas em alerta máximo

Bruxelas em alerta máximo

A procuradoria federal belga identificou esta segunda-feira um novo suspeito de ter participado nos atentados terroristas de Paris.

O novo suspeito é um presumível cúmplice de Salah Abdeslam, detido na passada sexta-feira em Bruxelas, e continua em fuga, avança a BBC.

Najim Laachraoui, de 24 anos, é mais conhecido pelo nome falso de Soufiane Kayal e o seu ADN foi encontrado em material explosivo dos atentados de 13 de novembro.

“A investigação mostra que Soufiane Kayal pode ser também identificado como Najim Laachraoui, nascido a 18 de maio de 1991 e que viajou para a Síria em fevereiro de 2013”, revela um comunicado da procuradoria.

As autoridades belgas já divulgaram uma fotografia do suspeito e apelaram à população para que ajude a identificar a sua localização.

O mesmo comunicado declara que Abdeslam viajou duas vezes para Budapeste, na Húngria, em setembro passado, através de um carro alugado.

Na mesma viatura estaria o novo suspeito e ainda Samir Bouzid, nome falso do argelino Mohamed Belkaid que foi abatido na operação policial da semana passada.

Ainda em fuga está Mohamed Abrini, que foi filmado por uma câmara de vigilância de um posto de abastecimento com Abdeslam dois dias antes do ataque na capital francesa.

De acordo com a emissora britânica, o presidente francês François Hollande quer que Abdeslam seja transferido o mais rápido possível para ser julgado em França.

Ainda na Bélgica, o terrorista já foi formalmente acusado de ofensas terroristas e de participação em atividades de uma organização terrorista. Outro suspeito, Monir Ahmed Alaaj, também foi detido no mesmo dia e igualmente acusado pelos mesmos crimes.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Didier Reynders, durante os quatro meses em que esteve escondido, Abdeslam estaria a preparar outro ataque terrorista em Bruxelas.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.