Restos de gigante com 1.500 anos descobertos no Irão

9021

Rokna News

Os objetos, da época do Império Aqueménida, são os primeiros artefactos desse período encontrados na província

Um grupo de arqueólogos encontrou, no oeste do Irão, um tesouro com antigos artefactos e o esqueleto de um homem extremamente alto que viveu há cerca de 1.500 anos.

Durante escavações na província de Lorestan, os arqueólogos encontraram um grande número de artefactos históricos importantes datados de milhares de anos.

A descoberta mais surpreendente são os restos de um homem com dois metros de altura, que viveu durante o Império Sassânida (224 d.C. — 651 d.C.).

Os especialistas também encontraram artefactos datados das épocas do Império Aquemênida, entre aproximadamente 550 a.C. e 330 a.C., e do Império Parta (250 a.C. — 224 d.C.).

“Durante escavações recentes em Chia Sabz, na província de Lorestan, encontramos objetos datados do Império Aquemênida”, afirmou a arqueóloga Ata Hasanpour à agência de notícias iraniana Mehr.

Os objetos descobertos, da época do Império Aquemênida – também conhecido como Primeiro Império Persa – são pratos, tigelas de cerâmica, vasos pintados, ornamentos, moedas estampadas e ferramentas de pedra. Além disso, estes são os primeiros artefactos desse período encontrados na província de Lorestan.

“No norte de Chia Sabz, encontramos o túmulo de um homem idoso, constituído por quatro paredes cobertas com uma grande laje de pedra”, acrescentou a arqueóloga.

“Nos últimos dias de escavações, conseguimos encontrar um armazém com dois recipientes para armazenar comida. O conteúdo dos recipientes foi enviado ao laboratório para posterior investigação”, afirmou Hasanpour.

Durante as escavações, os arqueólogos também descobriram duas colunas que, na sua opinião, faziam parte de uma antiga sala cerimonial.

5 COMENTÁRIOS

  1. Só 2 metros? Vejam o arquivo de notícias dos jornais norte americanos, no final da época de 1800/inícios de 1900, e surpreendam-se.Muito gigante foi encontrado. Mas foi tudo deixado ao esquecimento… Tudo guardado a 7 chaves no Smithsonian para que a humanidade nem sequer se lembre mais disso. Porque será…

  2. Caro ZAP, creio que a notícia está incompleta, falta informar acerca do motivo que deu origem ao titulo, ou seja o gigante, não li nada sobre o gigante nesta notícia.

RESPONDER

Através do estudo de magnetizações remanescentes em antigos meteoritos, uma equipa do MIT determinou que a nebulosa solar - o vasto disco de gás e poeira que veio a formar o Sistema Solar - durou entre 3 e 4 milhões de anos

Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogénio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se …

-

Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente. Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para …

-

FC Porto vence Boavista e não larga Benfica

Um golo de Soares, aos sete minutos, deu hoje o triunfo ao FC Porto em casa do Boavista por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol que deixa os 'dragões' novamente …

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Jornal de Angola critica justiça portuguesa: "Tanta falta de vergonha"

O Jornal de Angola retomou este domingos as críticas a Portugal, afirmando que "custa ver tanta falta de vergonha", a propósito da divulgação pela comunicação social do processo na Justiça portuguesa envolvendo o vice-presidente angolano, …

Neil Fingleton, Mag the Mighty em Guerra dos Tronos

Morreu o homem mais alto do Reino Unido (e da Guerra dos Tronos)

Morreu este sábado, vítima de ataque cardíaco, o actor e basquetebolista britânico Neil Fingleton, o homem mais alto do Reino Unido. O malogrado actor Neil Fingleton, de 36 anos, desempenhava vários papéis na série 'Guerra dos Tronos', …

O 'coração' de Marte

NASA publica foto inédita do coração de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho. De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do …

O actor Bill Paxton

Actor Bill Paxton morre após cirurgia

O ator norte-americano Bill Paxton, conhecido pela sua participação em filmes como "Aliens" ou "Titanic", morreu no sábado, aos 61 anos, na sequência de complicações após uma cirurgia, divulgou hoje a imprensa norte-americana. Citado pela revista …

-

O “telefone mais destrutivo da história” é falso

O director do Museu de Comunicações de Frankfurt aponta discrepâncias quanto ao suposto telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, recentemente vendido por 239 mil euros em leilão - …

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio

Núncio "confessou responsabilidade" (e o país "deve-lhe muito")

O PCP considerou hoje que a "confissão" do ex-secretário de Estado Paulo Núncio no caso das transferências para 'offshore' responsabiliza não só o CDS, mas também o PSD e o anterior Governo. O antigo secretário de …

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

Criador do smartphone de 3 euros foi preso por fraude

Mais uma vez se comprova que quando as coisas parecem boas demais para serem verdade... quase sempre o são: e o smartphone de 3.29 euros que nunca se veio a concretizar não é excepção. Há um …