Renault prepara-se para comprar a Lotus e regressar à Fórmula 1

2

appleando / Flickr

Renault R25 F1 de Fernando Alonso, 2005

Renault R25 F1 de Fernando Alonso, 2005

A Renault assinou um acordo de princípio com o proprietário da Lotus para a compra da equipa de Fórmula 1, lançando as bases para o regresso pleno da marca francesa à categoria rainha do desporto automóvel em 2016.

A Renault informa em comunicado que acordou com a Gravity Motorsports, filial da Genii Capital, o fundo de investimento luxemburguês do empresário Gérard Lopez, dono da escuderia, “a potencial aquisição de uma participação maioritária do capital da Lotus F1 Team”.

“A assinatura deste acordo de princípio marca o primeiro passo em direcção à criação de um projecto de uma escuderia de F1 em 2016, dando continuidade a uma ligação de 38 anos da marca à F1”, indica o comunicado da Renault.

A marca francesa, que fornece os motores às equipas Red Bull e Toro Rosso, adiantou que procurará “transformar este acordo de princípio num acordo definitivo, desde que todos os termos e condições acordados entre as partes se concretizem”.

A Renault, que se sagrou campeã mundial de Fórmula 1 pela última vez em 2005 e 2006 pela mão do espanhol Fernando Alonso, vendeu em 2010 a escuderia à Genii Capital, que a rebaptizou de Lotus, um nome também com uma história vitoriosa na F1.

A Lotus terminou os Mundiais de construtores de 2012 e 2013 no quarto lugar, mas está a atravessar um período de grandes dificuldades financeiras, tendo inclusive evitado a bancarrota graças à intervenção da Renault.

/Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.