///

Relatório revela as 10 companhias aéreas mais seguras do mundo

D464-Darren Hall / Wikimedia

Boeing 747 da australiana Quantas

Boeing 747 da australiana Quantas

A companhia australiana Qantas foi considerada a transportadora aérea mais segura do mundo no ranking 2015 do Airline Ratings, site que avaliou 449 empresas de aviação segundo critérios de segurança.

O ranking Airline Ratings avalia se a companhia aérea é certificada pelo sistema de avaliação de segurança da Associação Internacional de Transportes Aéreos e se está na lista de empresas banidas dos espaços aéreos da União Europeia e dos Estados Unidos, que vetam as empresas com histórico negativo de manutenção ou de países com baixa regulação do sector.

Entre outros critérios, o rating leva ainda em consideração se a empresa teve algum acidente fatal nos últimos dez anos e se o seu país de origem segue parâmetros de segurança aérea.

Ao lado da Qantas, que nunca teve um acidente fatal na actual era dos aviões a jacto, estão no Top 10 do ranking do Airline Ratings a Air New Zealand, Cathay Pacific Airways, British Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines, companhias originárias da Europa, Ásia, Oceania e Médio Oriente.

Nenhuma companhia americana integra o Top 10 das mais seguras do mundo.

Ao todo, 149 companhias avaliadas obtiveram 7 estrelas, a nota máxima.

TAP fora do Top

A companhia aérea nacional TAP Portugal não se encontra no grupo das 149 companhias classificadas com nota máxima, tendo obtido 6 estrelas quer nos critérios de segurança quer na categoria de Serviço prestado.

Para o score da TAP terão contribuído os diversos incidentes ocorridos com a transportadora lusa ao longo do ano, com destaque para o caso do motor de um avião que terá explodido quando o aparelho descolava com destino ao Brasil.

Aero Icarus / Flickr

-

Também a Air France falha a nota máxima, com 6 estrelas em segurança, 5 em serviço prestado. A Iberia obtém 7 estrelas em segurança e 3 estrelas em serviço.

A regional açoriana SATA teve 6 estrelas, tal como as brasileiras TAM e Gol. A angolana TAAG e a moçambicana LAM têm ambas 3,5 estrelas.

Segurança a baixo custo

O Airline Ratings identificou também as companhias mais seguras no segmento de baixo custo.

Segundo o ranking, as low cost mais seguras são a Aer Lingus, Alaska Airlines, Jetblue e Jetstar.  A Vueling consegue nota máxima, com 7 estrelas.

A popular Ryanair obtém 5 estrelas no ranking de segurança, no qual a avaliação da sua maior concorrente, a EasyJet, está pendente.

No fundo da tabela, quase 50 companhias aéreas tiveram 3 estrelas ou menos no ranking de segurança Airline Ratings.

Cinco companhias conseguiram apenas 1 estrela: a Agni Air, Nepal Airlines e  Tara Air, do Nepal, a Kam Air, do Afeganistão, e a Scat, do Cazaquistão.

Matematicamente seguro

O Airline Ratings recorda que 2014 foi um ano trágico na história da aviação civil, com 21 acidentes, e 986 mortes, número superior à média dos últimos dez anos.

No entanto, as empresas de aviação transportaram em 2014 um número recorde de 3300 milhões de passageiros em 27 milhões de voos.

Ou seja, apenas 1 em cada 3.35 milhões, ou 0.00003%, dos passageiros que voaram em 2014 encontraram a morte durante o voo.

Mas pelo sim, pelo não, na hora de comprar o bilhete, consulte o rating de segurança da companhia.

AJB, ZAP/BBC/AirlineRatings.com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.