/

Reino Unido vai ter uma primeira-ministra. Duas mulheres disputam o lugar de Cameron

deccgovuk / Flickr

Andrea Leadsom, a secretária de Estado da Energia britânica

Andrea Leadsom, a secretária de Estado da Energia britânica

Theresa May e Andrea Leadsom resistiram à nova votação dos deputados do Partido Conservador britânico. O Reino Unido vai voltar a ter uma primeira-ministra.

Os deputados do Partido Conservador britânico elegeram esta quinta-feira a ministra do Interior, Theresa May, e a secretária de Estado da Energia, Andrea Leadsom, como candidatas à liderança do partido.

A corrida também pretende escolher o sucessor de David Cameron, que se demitiu do cargo de primeiro-ministro depois do referendo que deu a vitória ao Brexit.

Depois de numa primeira votação ter alcançado uma larga maioria, May vota a vencer esta última votação com 199 votos de um total de 329 deputados ‘tories’.

Por outro lado, Leadsom obteve apenas 84 votos. O terceiro candidato na corrida, o ministro da Justiça Michael Gove, ficou em último lugar, com 46 votos, sendo automaticamente eliminado.

A escolha do próximo líder dos conservadores e primeiro-ministro do Reino Unido cabe agora aos militantes do partido, que votarão durante o verão.

O nome da vencedora será anunciado no próximo dia 9 de setembro.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.