Rei Felipe de Espanha reduz o próprio salário e só vai ganhar 234 mil euros

3

Fermín R.F. / Wikimedia

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia

O Rei Felipe de Espanha determinou para si próprio uma redução salarial de 20%. O monarca do país vizinho só vai receber, neste ano, pouco mais de 234 mil euros, o que constitui quase menos 70 mil euros do que ganhava o seu pai Juan Carlos.

Em Junho de 2014, quando foi entronizado novo Rei de Espanha, Felipe tinha prometido “honestidade e transparência” e na aplicação prática dessas ideias o monarca decidiu em causa própria baixar o seu ordenado. Uma redução de 20%, conforme noticia o jornal El País, que o deixa com um interessante pecúlio anual acima dos 234 mil euros, mas que, ainda assim, constitui uma redução considerável relativamente aos 300 mil euros que Juan Carlos auferia.

Felipe determinou também para o pai uma “mesada” anual de 187 mil euros, enquanto decidiu que a mãe, a Rainha Sofia, terá direito a 105 mil euros.

Já a sua esposa, a Rainha Letizia, vai receber um salário de quase 129 mil euros ao longo de 2015.

É importante notar que foi o próprio Rei Felipe quem distribuiu desta forma o dinheiro, levando em conta a forma de proceder nas restantes Casas Reais Europeias, conforme afiança o El País.

De acordo com o jornal espanhol, o orçamento real para 2015 é de 7,7 milhões de euros, uma pequena fortuna marcada maioritariamente pelos gastos da Coroa com salários ao pessoal (3,8 milhões de euros). Para despesas com bens e serviços, nomeadamente com as residências reais e com cerimónias oficiais estarão previstos 2,9 milhões de euros.

O El País refere que, neste orçamento de contenção, apenas dois itens viram um aumento, a saber, os fundos destinados ao investimento (mais de 190 mil euros) e a verba de recurso para imprevistos (quase 156 mil euros).

SV, ZAP

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.