Refer vai ter que pagar 80 mil euros a funcionário condenado no Face Oculta

8

António ML Cabral / Wikimedia

O tribunal da Relação do Porto considera que o despedimento do ex-ferroviário da Refer não foi por justa causa, pelo que a mesma terá de lhe pagar uma indemnização de 80 mil euros.

O ex-ferroviário em questão, Abílio Guedes, foi acusado de corrupção passiva e burla qualificada, tendo os seus crimes levado a uma pena de três anos e nove meses de prisão suspensa, no âmbito do caso Face Oculta em setembro de 2014, conta o Público.

O antigo funcionário, que fazia parte da rede destinada a favorecer as empresas de Manuel Godinho, manipulou pesagens de carris e permitiu que guias de remessa não fossem assinadas em troca de um emprego para a sua filha.

Muito antes da acusação, mais precisamente em 2010, Abílio Guedes foi alvo de um processo disciplinar que viria a determinar o seu despedimento por justa causa da Refer. Inconformado com a decisão, o ex-funcionário contestou o despedimento na comarca de Vila Nova de Gaia, que acabou por lhe dar razão.

A Refer ainda recorreu para o Tribunal da Relação do Porto mas perdeu, estando agora obrigada a pagar todos os salários entre o momento do despedimento e a data da sentença, num valor que chega aos 80 mil euros.

“Roubou a empresa e ainda vai receber uma indemnização”, disse ao mesmo jornal um antigo administrador da Refer, que pediu para não ser identificado.

ZAP

8 Comments

  1. Isto nem na Somália. Um individuo rouba a empresa onde trabalha, é condenado, mas ha um juiz iluminado ou não, que diz que não ha justa causa para o despedimento e obriga a empresa a ser roubada uma 2ª vez pelo mesmo ladrão. Ainda há quem tenha bons amigos nos sítios certos

  2. LEI É LEI , Embora na minha prespectiva não devia receber nada , no entanto a REFER com tantos advogados , o que é que eles estão lá a fazer , para perderem este processo , n~ºao sabem as leis do trabalho ??? , Vão estudar melhor.

  3. Só mesmo neste pais. Rouba e o tribunal considera que o despedimento não foi por justa causa? Portugueses vamos todos roubar a entidades empregadoras e não podemos ser despedidos!!…

  4. Infelizmente não é caso único e apenas demonstra aquilo que todos sabemos, que vivemos no reino da chico-espertice. Na verdade um puro chico-esperto – como a historia recente demonstra – pode chegar a primeiro ministro neste país…

  5. Há juízes “iluminados” neste país à beira mar plantado. Ou o juiz errou redondamente ( o que sinceramente acho que não deve ter acontecido) ou então as nossas leis estão mal feitas, protegem toda a espécie de fascínoras e dão-lhes todas as garantias. Todas as nossas leis precisam de uma revisão. Os deputados que as fazem são incompetentes.

  6. A relação do Porto é motivo de riso em todo o mundo que lê estas noticias! Foram os mesmos que num acordão memorável obrigaram a readmitir o condutor de camião de lixo que estava a conduzir ebado com o argumento que assim suportava melhor o trabalho!

  7. Foi considerado culpado depois…
    Non momento em que foi despedido a coisa foi mal feita pelos incompetentes da refer, é por isso que vai ser indemnizado…
    Se não sabem fazer o trabalho, depois vira-se o feitiço contra o feiticeiro e o burlão ainda goza em cima…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.