/

Redescoberta estrela hipergigante 1300 vezes maior do que o sol

6

ESO

-

O telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul (OES) captou a maior estrela amarela, e uma das dez maiores do Universo, com um tamanho superior a 1.300 vezes o diâmetro do Sol, anunciou hoje a organização.

Segundo um comunicado do OES, organização da qual Portugal é um dos países-membros, a estrela hipergigante amarela HR 5171 A faz parte de um sistema estelar duplo, composto por uma outra estrela, com ambas a tocarem-se, dando a imagem de um amendoim.

A HR 5171 A é cerca de um milhão de vezes mais brilhante do que o Sol. Apesar de se encontrar a quase a 12 mil anos-luz de distância da Terra, pode ser vista a olho nu, na constelação de Centauro, “por pessoas com excelente visão”.

Astrónomos, liderados por Olivier Chesneau, do Observatório da Côte de Azur, em França, usaram a técnica da interferometria para combinar a radiação captada pelos quatro telescópios individuais que compõem o VLT, “criando um telescópio virtual gigante de 140 metros de diâmetro”.

O VLT (Very Large Telescope) tem um interferómetro, um aparelho que é utilizado para realizar medidas de ângulos e distâncias, aproveitando a interferência de ondas eletromagnéticas.

As estrelas hipergigantes amarelas são muito raras e têm uma vida curta, apenas se conhecendo, segundo o Observatório Europeu do Sul, cerca de uma dúzia na Via Láctea.

O OES adianta que “os novos resultados levaram a equipa a verificar cuidadosamente observações anteriores desta estrela, num período que abarca mais de 60 anos, no intuito de estudar o seu comportamento no passado”.

A nota do Observatório Europeu do Sul refere que “observações obtidas ao longo de 60 anos, algumas por observadores amadores, indicam também que este objeto raro, e extraordinário, está a mudar muito depressa”, o que significa que está a ser observado “durante uma fase muito breve da sua vida”.

No caso da HR 5171 A, tornou-se “maior nos últimos 40 anos, arrefecendo à medida que cresce”. A hipergigante amarela tem na sua órbita uma estrela mais pequena e ligeiramente mais quente, que demora 1.300 dias a dar uma volta completa. À superfície, a HR 5171 A tem uma temperatura de 5.000ºC.

/Lusa

6 Comments

  1. É lamentável que alguém se atreva a classificar esta estrela como “uma das dez maiores do universo”. “Uma das dez maiores até hoje observadas” será a frase correcta.

    • Caro Ptvsky, tem alguma razão. O ZAP adoptou no entanto uma versão Schrödinger do Universo: só contam para as 10 maiores as que foram observadas. As que não foram, são maiores e menores ao mesmo tempo.

  2. Desculpem a ignorancia mas todas as estrelas que são observadas fazem parte da via lactea, certo? Se sim, porque é que falam em universo?

  3. vdd andre. é um enorme deposito de hélio viajando pelo espaço sideral. um avião levaria 100 anos e um pouquinho mais para dar uma volta completa nesse supergigante sideral.. o_o

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.