/

Receitas médicas sem papel a partir de agosto

4

worldbank / Flickr

-

A partir de agosto vai ser possível em todas as farmácias do país aviar receitas médicas através do cartão de cidadão, sem ser necessário usar o papel.

O Governo garante que praticamente todas as farmácias já têm o software que permite a leitura do cartão de cidadão, falta agora que este seja implementado em todos os Hospitais, Unidades de Saúde Locais e Centros de Saúde.

Assim, o médico vai passar a receita através do computador, o que muda é a assinatura digital. Depois, basta que o utente entregue o cartão do cidadão na farmácia, o chip é lido e os medicamentos entregues. Este método é fácil e quase impossível de corromper.

O objetivo desta mudança é combater a fraude. Por exemplo, deixa de ser possível aviar a mesma receita duas vezes.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde já distribuíram cerca de 42 mil leitores por todo o Serviço Nacional de Saúde.

Para já, o sistema vai arrancar em 16 unidades, entre elas hospitais de grandes dimensões. Estão previstos meios alternativos para quem não tem cartão do cidadão.

No entanto, ainda não há uma data para o fim definitivo das receitas em papel.

Move

4 Comments

  1. É muito bonito, mas não deixará de existir o papel, se contarmos com a quantidade de pessoas que ainda não têm cartão de cidadão. Existem milhares de pessoas com o B.I. vitalício que não vão pagar só porque sim

  2. Estou aqui para ver… LOL teóricos dum catano… e os velhos que têm os BI para o resto da vida válidos? f.., andam atrás das formigas quando os elefantes os esmagam…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.