/

Rebeldes sírios enganados por avatar de mulher fatal

3

Thaai / Eve Online

-

Rebeldes sírios foram enganados por um avatar de uma “mulher fatal”, que através do Skype lhes conseguiu roubar informações militares, anunciou hoje em comunicado a empresa de segurança informática FireEye.

Os “hackers” seduziam as vítimas com avatares de mulheres, que depois de conversarem com eles no Skype lhes enviavam uma fotografia e um “malware” (programa malicioso), que permitiu o roubo de “toneladas de documentos internos sobre planos de operações militares contra as forças do Presidente sírio”, refere a empresa.

“Em algumas ocasiões, o grupo chegou a roubar documentos relativos a futuras operações militares de grande escala, incluindo cartas, tabelas de imagens de satélite, mapas anotados, ordens de batalha, coordenadas geográficas dos ataques e listas de armas usadas pelos combatentes”, explicou a FireEye.

A empresa admitiu que ainda não obteve informações suficientes para determinar com precisão a identidade dos “hackers” e a sua ligação com as forças de Bashar al-Assad.

“Embora ainda não possamos realmente identificar os autores daqueles ataques, sabemos que têm usado as redes sociais para se infiltrarem e roubarem informações militares para dar vantagens às forças de Bashar al-Assad no terreno”, acrescentam no comunicado.

/Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.