/

Realizado primeiro transplante de mãos no Reino Unido

Paciente foi vítima de um acidente laboral há três anos e foi operado esta semana, naquele que é o primeiro transplante de mãos no Reino Unido.

Chris King, da localidade de Doncaster, foi operado esta semana no hospital Leeds General Infirmary, no norte de Inglaterra.

O homem de 57 anos é a primeira pessoa no Reino Unido a receber um duplo transplante de mãos, na sequência de um acidente de trabalho há três anos.

O paciente perdeu parte das mãos, com exceção dos polegares, quando estava a trabalhar com uma máquina de prensar.

King afirmou aos media britânicos que já executa alguns movimentos e considera “a doação” como algo “formidável”.

“Não poderia pedir nada melhor. É melhor do que ganhar a lotaria, porque se sente tudo outra vez”, declarou.

“São as minhas mãos, as minhas mãos realmente. O sangue corre por elas. Os meus tendões estão unidos. São meus”, acrescentou.

O médico Simon Kay, especialista em cirurgia plástica, no centro médico de Leeds, foi o responsável pela operação, a primeira em que se transplantou duas mãos a um só paciente.

Segundo o especialista, a intervenção exigiu ter em conta outros aspetos, uma vez que não se tratou de uma cirurgia a órgãos internos.

“Ninguém se importa com o aspeto de um rim, desde que este funcione” mas, no caso das mãos, os especialistas devem considerar a compatibilidade imunológica, bem como a sua adequabilidade, pois estas “são vistas sempre”, afirmou.

O paciente diz acreditar que rapidamente possa vir a segurar uma garrafa de cerveja e desabafou que as mãos parecem terem sido “feitas à medida”.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.