/

Quatro pessoas arrastadas pelo mar em Ílhavo, uma está desaparecida

Quatro pessoas foram esta quinta-feira arrastadas pelo mar, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, tendo três delas conseguido sair da água, mas uma está ainda desaparecida, informou o comandante do Porto de Aveiro, Carlos Isabel.

A mulher desaparecida fazia parte de um grupo de dez pessoas que se encontravam no areal, por razões desconhecidas, quando foram apanhadas por uma onda. Quatro delas foram arrastadas para o mar, mas só três conseguiram sair da água pelo próprio pé.

“Tivemos dez pessoas que vieram observar o mar na praia da Costa Nova. Quatro aproximaram-se de mais e foram arrastadas”, disse à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Carlos Isabel.

“Três delas saíram da água e uma senhora, com cerca de 40 anos, está desaparecida“, acrescentou o responsável.

O grupo de pessoas, naturais de Tondela e Águeda, estaria naquele local ao que tudo indica a fazer um ritual religioso.

“Tivemos relatos iniciais nesse sentido, mas não podemos estar a levantar falsas suspeitas enquanto não tivermos os factos todos apurados”, disse o comandante Carlos Isabel, adiantando que a Polícia Marítima tomou conta da ocorrência.

Os meios de busca e salvamento para encontrar uma mulher arrastada hoje pelo mar na praia da Costa Nova, em Ílhavo, foram reforçados às 22:30 com um helicóptero da Força Aérea, segundo a Capitania do Porto de Aveiro. As operações de busca estão a decorrer numa área de dois quilómetros para norte e para sul do local do desaparecimento

As três pessoas que caíram ao mar foram transportadas pelos Bombeiros de Ílhavo para o Hospital de Aveiro. “Tinham sinais de hipotermia e alguns arranhões, mas nada de grave”, disse o comandante dos Bombeiros de Ílhavo, Carlos Mouro.

Mar invadiu porto de pesca da Figueira da Foz

O mar invadiu esta quarta-feira o porto de pesca da Figueira da Foz, junto à praia do Cabedelo, e projetou pedras de grandes dimensões para a zona de estacionamento contígua, constatou a Lusa no local.

Duas ondas galgaram a zona da praia do Cabedelo, junto ao molhe sul do rio Mondego, cerca das 18:45, à hora prevista da preia-mar. A torrente de água passou a vedação do porto de pesca, correndo em direção ao rio Mondego, junto aos armazéns ali existentes.

Em resultado da força do mar, o parque de estacionamento, em terra batida, anexo a dois restaurantes e a um parque de campismo, foi invadido por dezenas de pedras, algumas de grandes dimensões.

Também a estrada que liga a povoação da Gala à praia do Cabedelo – encerrada ao trânsito pelas autoridades, por precaução, cerca das 17:00 – ficou inundada em vários pontos, em resultado da agitação marítima.

Fechado paredão norte da Costa da Caparica

O paredão norte da Costa da Caparica, no concelho de Almada, foi interditado ao público ao final da tarde desta quinta-feira, e assim vai ficar até à manhã de sexta-feira, disse à agência Lusa fonte da Polícia Marítima.

O paredão está vedado a partir da zona da restauração na direção da Cova do Vapor desde as 17:30, de forma a precaver a preia-mar que ocorreu às 19:10, hora em que, segundo a Polícia Marítima, a água chegou, pontualmente, a galgar o paredão e a depositar algumas pedras, “mas nada de alarmante”.

O paredão vai continuar fechado à circulação, pelo menos, até à manhã de sexta-feira devido à forte ondulação. A decisão foi tomada pelo Porto de Lisboa em coordenação com a Proteção Civil e as entidades locais.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.