Quatro homens condenados à morte no caso da jovem linchada que chocou o mundo

1

cv YouTube

Um tribunal do Afeganistão condenou quatro homens à pena de morte, depois de terem participado no linchamento de uma mulher que foi acusada de ter queimado o Corão. O caso ocorreu em Março passado e chocou o mundo.

Farkhunda, de 28 anos, morreu depois de ter sido espancada com pedras e paus por uma multidão de homens em fúria, atropelada e arrastada por um carro e, finalmente, incendiada. Tudo isto porque teria queimado o livro sagrado do Islão.

Em tribunal, diversas testemunhas garantiram, contudo, que a mulher, que sofreria de distúrbios mentais, não queimou o Corão.

O julgamento durou quatro dias e levou ainda à condenação de outros oito homens a penas de prisão de 16 anos. Outros 18 arguidos foram considerados inocentes.

Entretanto, decorre ainda o julgamento de 16 agentes da polícia que estão a ser julgados por não terem feito nada, durante o linchamento da jovem.

Este trágico episódio ocorreu a 19 de Março passado e foi notícia por todo o mundo, fruto da violência do acto.

Tudo terá começado por causa de uma discussão entre a vítima e uma figura religiosa sobre o facto de ela vender encantos às mulheres no santuário Shah-Du-Shamshaira, o local onde começaram as agressões, no centro de Cabul. Daí gerou-se um burburinho e a ideia de que ela teria queimado o Corão. Foi o suficiente para despoletar a violência incontrolável de dezenas de homens.

SV, ZAP

1 Comment

  1. Aconteceu em Março e já estão julgados em Maio!! Os tribunais do Afeganistão funcionam. Enviem o Carlos Alexandre para um estágio neste país!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.