/

Quase metade dos bebés nascidos este ano na China são segundos filhos

Entre os bebés que nasceram na China, na primeira metade do ano, 44% são segundos filhos, avançou hoje a imprensa oficial, no primeiro ano em que o país permite aos casais ter mais que uma criança, desde 1980.

Os dados, difundidos pela Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar, representam um aumento de 6,9%, face ao ano anterior, e de 16,7%, quando comparado com 2010, destacou o jornal China Daily.

Em algumas regiões do país, sobretudo nas principais cidades, a proporção de segundos filhos é já superior a 50%, detalhou a mesma fonte.

Os responsáveis do organismo chinês encarregue de implementar as políticas de natalidade afirmaram que a percentagem deverá ser maior no final do ano, já que a “política dos dois filhos” entrou em vigor em janeiro de 2016, depois de muitas das crianças terem sido já concebidas.

Já em 2013, a direção do Partido Comunista Chinês decidiu aliviar a política “um casal, um filho”, permitindo aos casais em que ambos os cônjuges são filhos únicos ter um segundo filho.

Pelas contas do Governo chinês, a abolição da política permitirá aumentar em 30 milhões a população em idade ativa, em 2050.

Com 1.374 milhões de habitantes – cerca de 18% da humanidade – a China é o país mais populoso do mundo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.