/

Quase 30% dos homens têm medo da disfunção sexual (e de ir ao médico falar dela)

-

Segundo uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 28% dos homens com mais de 40 anos têm receio da impotência sexual – mas apenas uma ínfima parte procura tratamento para o problema.

Estima-se que a disfunção sexual afecte 1 em cada 5 homens, tendo um impacto não só ao nível da sua sexualidade, como também do seu estilo de vida.

Este por sua vez acaba por ter um papel preponderante na disfunção, com as causas psicológicas como a ansiedade, o stress e o nervosismo a afectarem a capacidade erétil, ejaculatória e o desejo sexual do homem.

Também as causas físicas como a diabetes, a hipertensão arterial, a obesidade e o colesterol elevado estão cada vez mais relacionadas com os problemas sexuais masculinos.

Segundo um estudo publicado pela Associação Portuguesa de Urologia, 50% dos portugueses apresentam algum grau de disfunção eréctil.

Apesar de ser uma doença benigna, a disfunção “altera de forma muito significativa a qualidade de vida tanto do doente como da sua companheira”, diz o autor do estudo, Nuno Tomada Marques, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Entre os principais problemas que afectam a prestação sexual do homem, incluem-se a falta de desejo sexual, a disfunção erétil e a ejaculação precoce, sendo que estas duas últimas têm vindo a agravar-se de uma forma geral nos últimos anos.

Entende-se por disfunção sexual qualquer problema que afecte a resposta sexual e impeça a obtenção de prazer por parte do indivíduo ou mesmo do casal.

A disfunção erétil continua a ser o tipo de disfunção sexual mais prevalente, seguida pelo baixo desejo sexual.

Tratamento

O medo de falhar devido a um problema de ejaculação precoce ou disfunção erétil é um dos principais receios dos homens. A este, junta-se outro receio: o medo de falar.

Porém, talvez devido a uma maior abertura do homem sobre os seus problemas sexuais e a campanhas de sensibilização sobre o controlo da ejaculação, a ejaculação precoce tem-se tornado uma condição cada vez mais discutida.

Segundo o dr. Stam Poupalos, especialista em disfunções sexuais e médico na clínica online 121doc, “é fundamental acabar com o preconceito sobre a saúde sexual masculina, para que o homem se sinta mais confortável a procurar ajuda médica e tratar os seus problemas sexuais”.

O tratamento da disfunção sexual masculina é possível, mas a procura de ajuda médica tem de ser o primeiro passo para um diagnóstico correcto e uma compreensão das causas.

ZAP / 121doc

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.