Quais os riscos de ser fiador de um empréstimo?

Alguma vez foi solicitado para ser fiador de um empréstimo? Visto que, de um modo geral, quem pede costumam ser familiares, amigos ou colegas de trabalho, não é propriamente fácil conseguir dizer “não”.

Ser fiador é, sem dúvida, uma excelente forma de ajudar alguém que conhece a pedir um empréstimo, ao permitir ao credor sentir mais segurança no que toca ao pagamento do crédito, principalmente se tiver alguma garantia, como uma propriedade e um histórico de crédito de qualidade.

Se por um lado os empréstimos com fiador são uma maneira valiosa de facilitar o processo para o lado dos credores, existem alguns riscos que deve ter em conta. Antes de alinhar e aceitar, deve conhecer bem os prós e contras e perceber se está confortável com todos eles. Olhemos então para três riscos que valem a pena ter em atenção.

Impossibilidade de Pedir um Empréstimo no Futuro

Geralmente, quando se é fiador de um crédito, é-se responsável por fazer os pagamentos caso a pessoa que solicitou o empréstimo não os consiga fazer. Ao suportar as responsabilidades de um fiador, a elegibilidade para solicitar novos créditos pessoais reduz automaticamente. Para além disso, pode ver-se confrontado com a possibilidade de ver os seus próprios empréstimos serem declinados no futuro, pois a instituição financeira pode presumir que não consegue pagar ambos os empréstimos no caso de ser necessário.

Compara Já

Na pior das hipóteses, pode ter de pagar o valor total do empréstimo caso o mutuário não o faça. Se se recusar a pagar, será também declarado como incumpridor, podendo o banco exercer as variadas opções que tem ao dispor para recuperar o montante em dívida, como por exemplo a apreensão de bens.

Ter um Mau Histórico de Crédito

O seu Mapa de Responsabilidades de Crédito terá a informação de que é fiador de um crédito. Aliás, a instituição que financiar o empréstimo, na altura que foi solicitado a ser fiador, teve de ter acesso ao mesmo. Caso seja preciso ser chamado a agir, isso será refletido na Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), o que pode levar o banco ou agência de crédito a ir “bater à sua porta” para recuperar o montante que falta.

Mas o que tal significa? Bem, quando precisar de pedir um crédito pessoal, poderá ter mais barreiras no que toca ao acesso às instituições, uma vez que, regra geral, não emprestam dinheiro a quem tem um mau histórico de crédito. Nestes casos, é importante conhecer os seus direitos no que toca ao crédito pessoal.

Estar Legalmente Associado ao Empréstimo, Seja Qual For a Circunstância

Ninguém consegue prever o futuro. Por isso mesmo, é extremamente complicado adivinhar como evoluem as relações entre as pessoas. Não é ser-se demasiado negativo, mas os azares acontecem. Amigos, colegas ou mesmo familiares, por qualquer razão que seja, podem ter um infortúnio e quebrar a relação que têm uns com os outros. Divórcios, quebra de confiança e negócios são alguns dos problemas mais comuns.

“Então, o que acontece nestes casos?”, pergunta o leitor, e muito bem. Uma vez fiador, pode sempre dirigir-se ao banco e solicitar que deixe de o ser. Mas, dependendo do montante que falta pagar, o banco pode legalmente dizer “não” ao pedido, uma vez que continua (também legalmente) ligado ao empréstimo e tem de acarretar com as responsabilidades.

Não nos interprete mal! Não estamos a tentar desencorajá-lo de ser um fiador, mas recomendamos que tenha em consideração os aspetos acima mencionados. Por vezes, não perde nada em ter acompanhamento profissional, e nunca deve sentir-se pressionado a tomar essa decisão.

Evitar o risco de contrair dívida, mesmo que deteriore a relação que tem com amigos ou familiares, pode fazer sentido em algumas situações. Lembre-se, ao ser fiador, não está apenas a arriscar o seu nome e carteira, mas também o futuro da sua família.

Existem várias questões a considerar, mas não deve deixar de oferecer ajuda se é isso que realmente quer – desde que conheça os riscos associados e explore todas as outras opções de que dispõe. Reunir com o banco ou agência financeira antes de ser fiador é vital para que o acordo seja claro e todas as partes envolvidas conheçam os riscos envolvidos.

Compara Já

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.