/

Quadro de Paula Rego licitado por 1,6 milhões em Londres

Paula Rego / Sotheby's

"O cadete e a irmã", de Paula Rego

“O cadete e a irmã”, de Paula Rego

Um quadro de Paula Rego no qual a pintora alude à morte do marido, em 1988, foi ontem arrematado num leilão em Londres por 1,6 milhões de euros, um novo recorde da artista da portuguesa.

“O cadete e a irmã”, um acrílico sobre papel em tela, de 1988, aborda o tema da despedida, mostrando um cadete vestido com o uniforme do Colégio Militar, de partida para o combate, que se despede da irmã enquanto ela se ajoelha e ata os sapatos.

A composição remete para um importante acontecimento na vida pessoal da pintora portuguesa, porque, nesse mesmo ano, faleceu o seu marido, o também artista Victor Willing, de esclerose múltipla.

Esse ano foi igualmente importante na carreira de Paula Rego, pois passou a ser representada pela galeria Marlborough Fine Art, em Londres, e distinguida com uma grande retrospetiva do seu trabalho pela Serpentine Gallery, na capital britânica.

Propriedade de um colecionador privado americano, “The Cadet and his Sister” tinha uma estimativa inicial de entre 846 mil euros e 1,130 milhões de euros.

A obra acabou no entanto por ser arrematada por 1.614.795 euros, um novo recorde da artista, adiantou à agência Lusa fonte da Sotheby’s, organizadora do leilão.

Uma outra obra de Paula Rego, “Looking Out” (1997), um pastel sobre papel em suporte de alumínio, com estimativa entre 707 mil euros e 989 mil euros, foi arrematado por uma licitação final de 1.360.941 euros.

“Looking Out”, criada por Paula Rego em 1997, faz parte de uma série de trabalhos da pintora inspirados no livro “O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queirós, que conta a história de um jovem padre que mantém uma relação amorosa clandestina com uma empregada, Amélia.

Esta tela – emblemática de toda a obra de Paula Rego em que denuncia a condição feminina – retrata Amélia, sozinha, debruçada na janela de uma casa, dando uma imagem de frustração e aprisionamento, enquanto espera o dia do parto.

As obras faziam parte do Leilão de Arte Contemporânea da Sotheby’s, que tem em leilão obras de Francis Bacon, Lucien Freud e David Hockney.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.