/

Quadro de Francis Bacon atinge novo recorde num leilão em Londres

DR Christie's

Leilão de "Portrait of George Dyer Talking" na Christie's

Leilão de “Portrait of George Dyer Talking” na Christie’s

A obra “Portrait of George Dyer Talking”, do britânico Francis Bacon, tornou-se esta quinta-feira na mais cara tela individual do pintor, ao ser vendida num leilão em Londres por 42,19 milhões de libras (50,20 milhões de euros).

A pintura, que retrata um dos amantes de Francis Bacon (1909-1992), foi arrematada num leilão organizado pela Christie’s três meses depois de o tríptico “Três estudos de Lucian Freud”, do mesmo artista, ter sido vendido por 106 milhões de euros, o preço mais alto de sempre de uma obra de arte num leilão.

Francis Bacon fez o retrato de George Dyer em 1966. Os dois homens conheceram-se em 1963 num bar do bairro londrino do Soho.

Bacon e Dyer mantiveram uma relação tempestuosa até ao suicídio de George Dyer, em 1971, na mesma noite em que o Grand Palais de Paris homenageava o artista britânico com uma grande retrospetiva.

George Dyer marcou a obra de Bacon, tanto antes como depois da sua morte, e a sua figura é protagonista de alguns dos quadros mais emotivos e criativos do artista britânico nas décadas de 1960 e 1970.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.