Qatar Airways já não despede funcionárias grávidas

1

A Qatar Airways vai flexibilizar as regras relativamente à gravidez das funcionárias de cabina. As mulheres que fiquem grávidas passam agora a trabalhar temporariamente em terra, acabando com a situação anterior na qual eram despedidas.

De acordo com a nova política, a Qatar Airways dá agora a opção de as suas funcionárias grávidas trabalharem em terra, enquanto que antes a gravidez levava ao despedimento, revela a BBC.

“Esta nova política garante que conseguimos atrair e manter as profissionais mais talentosas”, declara um porta-voz da companhia aérea do Qatar.

A Organização Internacional do Trabalho já tinha criticado a companhia pela forma como tratava as suas funcionárias.

A OIT chegou mesmo a criar um inquérito em resposta às queixas apresentadas por algumas funcionárias, em junho do ano passado, através da International Transport Workers’ Federation and International Trade Union Confederation.

A companhia, que acusou a organização de querer uma vingança contra a empresa e o Qatar, rejeitou as conclusões do inquérito e disse que esta nova medida faz parte de uma maior revisão das regras impostas aos funcionários.

“A nossa companhia cresceu, por isso temos mais opções para papéis secundários”, disse o porta-voz.

A Qatar Airways continua a solicitar que as funcionárias avisem a empresa caso planeiem casar nos primeiros cinco anos dentro da empresa.

O porta-voz defendeu a companhia, dizendo que este pedido se deve às alterações que o casamento pode trazer ao estatuto do visto das funcionárias e não para lhes dar, ou não, permissão.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.