/

Coreia do Norte diz que tem a bomba H

1

petersnoopy / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, mencionou pela primeira vez que Pyongyang possui uma bomba de hidrogénio. No entanto, especialistas duvidam da capacidade do país para desenvolver esta arma.

Kim Jong-un, de 32 anos, afirmou que a Coreia do Norte “se converteu num poderoso estado possuidor de armas nucleares capazes de detonar de forma autossuficiente uma bomba atómica e também uma bomba H para defender eficazmente a soberania e dignidade da nação”, de acordo com um despacho da agência de notícias oficial KCNA, citado pelas agências internacionais.

O líder norte-coreano terá proferido estas palavras durante uma visita ao Sítio Revolucionário de Phyongchon, na capital, Pyongyang, um enclave histórico da indústria de armamento norte-coreana por ter albergado a sua primeira fábrica de munições, há seis décadas.

Kim Jong-un alegou por diversas ocasiões que a Coreia do Norte possui armas nucleares, o principal pilar da sua Defesa para travar os supostos planos de invasão do país por parte dos Estados Unidos da América.

É a primeira vez que a Coreia do Norte assegura ter a bomba de hidrogénio, que poderia multiplicar por milhares a potência de um míssil nuclear comum semelhante aos lançados sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, disseram à agência noticiosa Yonhap especialistas da Coreia do Sul.

Contudo, os analistas consideram pouco provável que Pyongyang tenha a tecnologia necessária para desenvolver a bomba H, pelo que as palavras de Kim Jong-un podem ter apenas um objetivo propagandístico.

No caso das bombas nucleares comuns, sabe-se que a Coreia do Norte alcançou um elevado desenvolvimento tecnológico, com três testes em 2006, 2009 e 2013, mas a sua eventual capacidade para miniaturizar os explosivos atómicos para os instalar nas ogivas dos seus mísseis permanece uma incógnita.

A bomba de hdrogénio mais potente jamais testada, a “Bomba do Czar” (acima), foi detonada pelo exército da Rússia a 30 de outubro de 1961, a 4km de altitude, por cima do Oceano Ártico.

Foi vista a 1000 km de disatância e a sua onda de choque percorreu 3 vezes a Terra antes de se dissipar.

ZAP

1 Comment

  1. Primeiro o Kimzinho é um rapaz muito gabarola, depois segundo diz tem as armas para evitar uma invasão dos EUA ao seu galinheiro, mas quem é que vai agora estar interessado em incomodar aquela pobre gente fechados ao mundo! Portanto poderemos estar todos descansados que essas armas acabarão por enferrujar nos armazéns e não me parece que apesar de louco o seja ao ponto de atacar alguém para depois ter que morrer no seu galinheiro atulhado de bombas sobre ele e as suas galinhas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.