/

Ucrânia e Rússia acordam cessar-fogo permanente

Presidência da Ucrânia

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia

Os chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia acordaram esta quarta-feira um cessar-fogo permanente na zona do leste da Ucrânia, anunciou o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, após uma conversa com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

“O Presidente ucraniano discutiu com o Presidente russo um cessar-fogo total. (…) A conversa resultou num cessar-fogo em Donbass”, uma zona de minas no leste da Ucrânia, que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk, onde têm atuado os separatistas, segundo um comunicado oficial.

O comunicado foi publicado no site da presidência ucraniana e acrescenta ter sido “alcançado um entendimento mútuo sobre os passos a seguir para ajudar a restabelecer a paz”.

Momentos antes, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que os dois responsáveis tinham trocado opiniões sobre o que fazer, “em primeiro lugar, para acabar, o quanto antes, com o derramamento de sangue”.

Citado pela agência EFE, Peskov garantiu que os dois presidentes partilhavam, “em grande medida”, os pontos de vista para sair da “grave situação”.

O anúncio do cessar-fogo aconteceu enquanto decorria uma operação bem-sucedida das milícias pró-russas no leste da Ucrânia e que, em pouco mais de uma semana, conseguiu recuperar dezenas de localidades que estavam sob controlo de Kiev.

O acordo surgiu na véspera da União Europeia aprovar mais sanções contra a Rússia devido à sua intervenção na Ucrânia.

Após o comunicado de Kiev, a bolsa de Moscovo reagiu imediatamente e registou uma subida de 4,5% no seu índice de referência, o RTS, enquanto o rublo, que tinha chegado a mínimos históricos esta semana, valorizou em relação às principais moedas internacionais.

korea.net

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.