/

Putin desaparecido há uma semana

2

kremlin.ru / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Vladimir Putin não aparece em público há uma semana e as informações oficiais evasivas dão azo a especulações. Há suspeitas de que o presidente russo está doente, mas há mesmo rumores que notam que ele pode estar morto.

Tudo começou na passada quarta-feira, depois de a viagem de Vladimir Putin ao Cazaquistão ter sido cancelada. Um porta-voz do governo cazaque anunciou à Reuters que “Putin ficou doente”, um dado que as autoridades russas não confirmaram.

“Não precisam de se preocupar, está tudo bem”, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitri Peskov, em conferência de imprensa.

Nessa mesma altura, Dmitri Peskov mencionou que Putin “sofreu uma lesão normal quando se pratica desporto”, depois de ter sido questionado por um jornalista sobre um voo de asa delta motorizada. Corre a ideia de que o presidente russo terá magoado os costas.

Todavia, perante tanto mistério, os russos começam a acreditar que Putin pode estar morto. Nas redes sociais, a hashtag #PutinEstáMorto tem sido usada com recorrência, a par de algumas piadas sobre o assunto.

Vladimir Putin não é visto em público desde o passado 5 de Março, aquando da visita do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, a Moscovo.

Entretanto, o presidente russo cancelou vários compromissos e o Kremlin veio atirar ainda mais lume para a fogueira, depois de ter publicado uma fotografia onde Putin aparece rodeado de mulheres, dizendo que tinha sido tirada a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Mas, afinal, a imagem terá sido tirada dias antes, segundo revelou uma das mulheres fotografadas a um canal de televisão russo.

“O seu aperto de mão é tão forte que Putin parte ossos com ele”, vai atirando o porta-voz do presidente russo a uma Rádio de Moscovo, garantindo que Putin está “absolutamente saudável”.

Já em declarações à agência Tass, Dmitri Peskov destaca que tudo isto é uma mera “febre de Primavera“, referindo-se às movimentações da oposição perante as dúvidas quanto ao estado de saúde de Putin. E, no fim de contas, esse é o detalhe mais importante e assustador.

É que, quando Vladimir Putin não aparece no quadro da política russa, tudo o que resta parece ser uma tremenda confusão.

Sem Putin, não há Rússia“, disse, há alguns meses, um elemento do Kremlin, numa conferência com jornalistas e analistas internacionais.

Uma ideia que explica todo o burburinho perante a ausência de alguns dias do líder russo.

SV, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.