Punir as crianças quando mentem não funciona

2

As crianças são mais inclinadas a dizer a verdade para agradar a um adulto ou por estarem convencidas de que é a coisa certa a fazer. Se quer que o seu filho diga a verdade, é melhor não ameaçar puni-lo se ele mentir.

Esta é a conclusão de investigadores, na sequência de uma simples experiência realizada com 372 crianças de quatro a oito anos.

Em que consistia a experiência?

A equipa de cientistas, liderada pela professora Victoria Talwar, do Departamento de Psicopedagogia e Psicologia da Universidade de McGill, deixou cada criança sozinha durante um minuto numa sala onde um brinquedo foi colocado em cima de uma mesa atrás dela.

A criança foi instruída para não olhar para o brinquedo na ausência do investigador.

Entretanto, uma câmara de vídeo filmava a cena dentro do quarto.

Quando o investigador voltou perguntou à criança: “Durante a minha ausência voltaste-te para ver o brinquedo?

Ciência Hoje

A professora Victoria Talwar, do Departamento de Psicopedagogia e Psicologia da Universidade de McGill, EUA

A professora Victoria Talwar, do Departamento de Psicopedagogia e Psicologia da Universidade de McGill

O que descobriram os investigadores?

Um pouco mais de dois terços das crianças olharam para o brinquedo (67,5% ou 251 crianças dos 372 participantes). Quanto mais velhas eram, menos tendiam a fazê-lo.

Quando os investigadores perguntaram às crianças se tinham olhado para o brinquedo, dois terços mentiam (167 crianças ou 66,5%).

Quanto mais velhas, mesmo que apenas um mês, mais propensas eram a mentir e a sustentar a sua mentira.

O que mais chamou a atenção dos investigadores?

As crianças eram mais propensas a mentir se estavam com medo de ser punidas do que se os investigadores lhes pedissem para dizer a verdade para agradar a um adulto ou por ser a coisa certa que as faria sentirem-se bem.

Os investigadores descobriram, como esperavam, que se as crianças mais novas eram mais propensas a dizer a verdade para agradar a adultos, as mais velhas tinham assimilado melhor as normas de conduta que as levaram a dizer a verdade por ser a coisa certa a fazer.

“Em suma, punir uma criança não a incentiva a dizer a verdade“, diz Victoria Talwar, investigadora principal do estudo.

“Na realidade, pode ter o efeito oposto. Esta informação pode ser útil para todos os pais de crianças pequenas e para os profissionais que trabalham com elas, como professores, que desejam encorajar os mais pequenos a serem honestos”.

Ciência Hoje

2 Comments

  1. “Pesquisa” e “pesquisador” são termos usados no Brasil em contextos científicos. Sempre ouvi dizer, e me lembro de ler, “investigação” e “investigador”. Apesar de correcto, não gosto nada desta moda recente. Se acham que o «novo acordo ortográfico» poderá servir de desculpa para esta anormalidade desenganem-se… Nada muda. Em Portugal, uma investigação científica continua a ser feita por um investigador.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.