/

PT ordenou à PwC que retirasse nomes dos gestores no relatório BES

O presidente da PricewaterhouseCoopers Portugal (PwC), José Pereira Alves, disse esta segunda-feira no parlamento que a PT SGPS considerou que as responsabilidades individuais não deviam constar no relatório da consultora sobre o investimento realizado pela operadora na Rioforte.

Na Comissão parlamentar de Inquérito à Gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), José Pereira Alves disse que houve uma “grande discussão” entre a PwC e a PT SGPS sobre o relatório da consultora sobre o investimento de cerca de 900 milhões de euros da operadora na Rioforte.

A discussão, disse, teve a ver com a definição do relatório: se devia ou não incorporar a análise do que eram as responsabilidades individuais de cada membro dos órgãos sociais no investimento.

José Pereira Alves sublinhou que a PT SGPS entendeu que esse tipo de referências “não deviam constar” no relatório.

Depois de o cliente ter clarificado os termos do trabalho, a PwC acabou “por retirar do relatório aquilo que não devia lá estar”, disse.

Nesse sentido, a versão final do relatório apresenta “uma análise factual, não incorporando juízos de valor de ordem jurídica”, afirmou o presidente da PwC, que respondia a questões do deputado social-democrata Duarte Marques.

Questionado depois pelo deputado socialista João Galamba sobre se a PwC temia que o colapso do BES e do GES pudesse afectar a credibilidade da consultora, José Pereira Alves respondeu apenas que “o grande risco a evitar é emitir uma opinião de auditoria que fosse ferida da sua veracidade”.

“É isso que temos de evitar a todo o custo”, considerou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.