//

PT cai 20% para mínimos históricos na bolsa. Acções suspensas

Vitor Antunes / Flickr

-

O PSI20, índice de referência da bolsa de Lisboa, fechou esta quarta-feira a ceder 0,73% para 4.606,25 pontos, com as ações da Portugal Telecom a liderarem as quedas, a perderem quase 20%.

Entre as 18 cotadas que atualmente integram o principal índice da bolsa de Lisboa, 12 recuaram e apenas seis valorizaram.

As ações da Portugal Telecom foram as que mais perderam na sessão, ao terem desvalorizado 19,48% para 65,3 cêntimos, um dia depois de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter pedido a realização das buscas nas instalações da administração da PT SGPS e a cinco dias da assembleia-geral que vai decidir a venda da PT Portugal.

A forte queda dos preços das ações da PT SGPS, que detém a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), e uma participação na brasileira Oi, acontece em vésperas da reunião magna de acionistas, convocada para 12 de janeiro.

Esta assembleia-geral visa aprovar, ou não, a venda da PT Portugal (que detém a Meo e a Sapo, entre outros) ao grupo francês Altice, ativos que estão nas mãos da Oi desde maio do ano passado.

Na Europa, todas as praças fecharam em terreno positivo, com Lisboa a contrariar a tendência de ganhos.

CMVM suspende venda de acções a descoberto

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje a proibição temporária de vendas a descoberto das acções da Portugal Telecom SGPS (PT SGPS), no dia em que os títulos caíram mais de 19%.

Em comunicado, a CMVM adianta que o Conselho Directo deliberou a “proibição temporária de vendas a descoberto das acções da Portugal Telecom”, o que tem efeitos “a partir das 00:00 de 08 de Janeiro de 2015 até às 23:59 do mesmo dia”.

Esta proibição “não é aplicável à actividade de criação de mercado“, acrescenta.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.