PSD critica Orçamento do “toma lá dá cá”

2

PSD / Flickr

Reunião dos Conselheiros Nacionais do Partido Social Democrata, 6 de outubro de 2015.

Reunião dos Conselheiros Nacionais do Partido Social Democrata, 6 de outubro de 2015.

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD afirmou este domingo que o Orçamento de Estado para 2016 ficará para a história como o orçamento do “toma lá dá cá”.

“À medida que vamos conhecendo o Orçamento do Estado para 2016 parece-nos claro que este orçamento fica mesmo para a história batizado como o orçamento do toma lá dá cá”, afirmou o deputado Hugo Soares, citado pela agência Lusa.

De acordo com o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, numa conferência de imprensa no Porto, este é um orçamento com um “gigantesco aumento de impostos”.

“Ainda não temos as contas feitas, mas a verdade é que sabemos que este suposto dar de rendimentos às famílias portuguesas de forma imprudente, ao contrário daquilo que sugeríamos, demonstra muito bem que este Governo quer dar com uma mão aquilo que está a tirar em larga medida com o aumento de impostos”, criticou.

O responsável considerou ainda “muito imprudente” a atitude do Governo em “de uma vez só querer aumentar o rendimento das famílias devolvendo a sobretaxa e os salários num ano”.

O vice-presidente destacou ainda alguns setores em particular, entre eles a agricultura que vai ter um “aumento brutal de encargos fiscais”.

“Numa altura em que a agricultura portuguesa estava a querer crescer e a dar sinais de recuperação e a promover também o crescimento da economia e a criar emprego, o PS e o governo de António Costa considera a agricultura como o parente pobre da economia portuguesa“, sublinhou, citado pela mesma agência.

Também as famílias vão ter dificuldades acrescidas com este orçamento, que representa “um andar para trás” segundo o deputado.

Ainda questionado sobre o IVA no setor da restauração, Hugo Soares diz haver “uma grande confusão” e que parece tudo uma “operação de cosmética”.

“Parece que o PS o que quis fazer foi uma operação de cosmética para poder dizer aos partidos que suportam o poder que há uma redução do IVA da restauração quando efetivamente parece que anda a brincar aos preços dos alimentos”.

Já sobre as acusações feitas pelo primeiro-ministro António Costa, sobre a atitude “lamentável” da coligação PSD-CDS perante Bruxelas, o deputado considera que “são desculpas de mau pagador”.

“Até há um ano atrás o primeiro-ministro dizia que o PSD, o Governo e Pedro Passos Coelho tinham uma posição subserviente perante Bruxelas. Agora, que somos oposição, ele acha que mandamos em Bruxelas (…). É uma coisa extraordinária de uma incoerência atroz“, declarou.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.