//

Protesto anti-islâmico proibido na capital francesa

1

A justiça francesa proibiu hoje a realização no domingo, em Paris, de uma manifestação que apelava à expulsão de todos os islâmicos de França.

Segundo a deliberação judicial, que confirmou uma decisão da polícia local, o protesto revela uma “lógica islamofóbica“.

A manifestação foi convocada pelos movimentos Resistência Republicana e Resposta Laica, sob o mote “Desequilibrados, assassinos, loucos… islamitas fora de França“.

A polícia francesa já tinha proibido o protesto, uma vez que “a manifestação agendada não se destinava a apelar à condenação dos recentes atos terroristas [ocorridos em Paris na semana passada], mas tinha claramente uma lógica islamofóbica”.

De acordo com o documento judicial, ao qual a agência francesa AFP teve acesso, o tribunal temeu que a manifestação pudesse degenerar em confrontos, numa altura em que as forças policiais estão mobilizadas na prevenção de eventuais novos ataques terroristas.

Os organizadores do protesto não vão recorrer da decisão judicial, segundo indicaram os advogados dos movimentos.

Em março de 2014, estes grupos organizaram, em colaboração com um movimento de extrema-direita, uma manifestação que denunciava a “islamificação” de França e que reclamava um referendo contra a imigração.

Este protesto conseguiu reunir várias centenas de pessoas na capital francesa.

Manifestações xenófobas e contra a imigração têm ocorrido desde outubro último em Dresden, no leste da Alemanha. Estes protestos têm sido organizados pelo movimento alemão Pegida, sigla em alemão de “Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente”.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.