/

Propulsor incrivelmente lento da NASA vai levar asteróides até a lua

A NASA está a trabalhar na próxima geração de propulsores espaciais – e eles vão ser tão fracos quanto eficientes.

A agência espacial norte-americana NASA está a desenvolver um motor iónico completamente novo, que, com uma propulsão incrivelmente lenta, vai levar uma nave a capturar uma rocha no espaço e levá-la para perto da lua, onde os astronautas a poderão estudar.

O desenvolvimento do motor iónico, também chamado motor de Propulsão Eléctrica Solar SEP, está a cargo da Aerojet Rocketdyne, empresa que ganhou um contrato de 67 milhões de dólares para o efeito.

Este novo motor SEP não se destaca por ser poderosíssimo. Pelo contrário, o seu factor diferenciador é a sua eficiência.

Um motor com este tipo de alimentação pode se 10 vezes mais eficiente do que um motor químico de combustão tradicional.

Basicamente, o sistema SEP converte energia solar em energia eléctrica, que é usada para acelerar o motor ionizado a velocidades extremamente altas.

O novo motor SEP irá ser usado na Asteroid Redirect Mission ARM, missão da NASA que deverá arrancar no início da próxima década, que irá testar formas de desviar asteróides de eventuais rotas de colisão com a Terra.

No decorrer da ARM, astronautas a bordo da nave Orion, da NASA, irão identificar um asteróide, e usar um braço robótico para o capturar e colocar em órbita da Lua.

A NASA vê esta missão como um passo importante para aperfeiçoar novas tecnologias actualmente em desenvolvimento, como é o caso destes novos motores iónicos.

A ideia da agência espacial é aumentar o seu conhecimento, tendo em vista uma outra missão – a viagem a Marte, em 2030.

CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.