Projeto social com a NASA liderado por português nomeado para prémio no País de Gales

NASA

-

Um projeto social com jovens de minorias étnicas liderado pelo português Mirco Cordeiro e que envolveu a agência espacial norte-americana NASA é finalista num prémio do Governo do País de Gales.

Mirco Cordeiro, que nasceu em Moçambique mas cresceu em Braga, mudou-se para a região sul de Gales em 2005 para trabalhar com jovens de origem portuguesa, tendo mais tarde sido desafiado a desenvolver um projeto com o objetivo de “preparar jovens de minorias étnicas para o mercado de trabalho, desenvolvendo competências sociais e profissionais”, contou à agência Lusa.

Durante semanas, escreveu sem sucesso a grandes organizações a pedir ajuda, mas no final de 2012 um destes “tiros no escuro” resultou: a agência governamental norte-americana NASA aceitou a proposta de envolver um grupo de jovens no desenvolvimento de uma aplicação para telemóvel.

“Antes de abrir o email pensei que era mais uma daquelas respostas automáticas. Mas não, era um email da Nancy [Leon, coordenadora da NASA] a agradecer o contacto e a propor uma colaboração”, recordou.

A missão dos dez jovens (cinco polacos, dois brasileiros, um nepalês, um ítalo-americano e um britânico de origem nigeriana) foi testar a aplicação Space Place Prime e identificar problemas, tendo o seu contributo sido reconhecido pela NASA com a emissão de um certificado para cada um dos participantes.

Mirco Cordeiro enfatizou o impacto em termos de autoconfiança: “um dos jovens, Rafael Gonçalves, estava tão orgulhoso que levou o certificado para uma entrevista de seleção para um colégio e mostrou-o antes dos outros diplomas”.

Reconhecimento no País de Gales

Formado em Sociologia, este português descreve a região do sul de Gales, onde trabalha, como tendo uma grande concentração de carências sociais no País de Gales, o que contribui para que seja uma das regiões menos desenvolvidas na Europa.

“Há muitos estereótipos negativos dos jovens por causa do problema de apatia social, mas esta iniciativa mostrou que quando há boas oportunidades, aproveitam-nas com entusiasmo”, vincou.

O resultado positivo levou o Governo a nomear o projeto para a categoria de “Contributo Notável para Apoiar os Jovens na Educação, Emprego ou Formação” dos Prémios de Excelência para a Juventude, cuja cerimónia de entrega decorrerá na próxima quinta-feira.

Além de ter formado a própria empresa social para desenvolver tecnologia para ajudar organizações, Mirco Cordeiro é colaborador da Associação de Ciência Britânica e faz parte de uma rede nacional de promoção da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.